As comunidades de Santo Antônio e Vidal, são territórios quilombolas pertencentes ao município de São Félix, no Recôncavo baiano. A região durante muito tempo lutou pelo reconhecimento como remanescente de quilombo, mas no ano de 2014 conseguiu a tão sonhada certificação.
Esse ensaio consistiu em registrar em imagens, o cotidiano dessas comunidades, desde a colheita até o preparo da farinha, os mais velhos, as rezadeiras e parteiras que constroem histórias no quilombo Santo Antônio e Vidal. O ensaio tem o objetivo de conservar a memória daqueles que preservam as histórias e saberes da ancestrais, atribuindo uma valorização aqueles que por muito tempo foram esquecidos e invisibilizados pelo sistema, mostrando a importância que eles mantêm até os dias de hoje.
O registro ocorreu no ano de 2018 durante uma imersão na comunidade, para um trabalho sobre a 16ª semana de museus do MEASB. Imergindo na tradição ancestral e na cultura da agricultura familiar. Conhecendo todos os processos, desde o plantio à feitura da farinha de mandioca, atividade comum nas regiões rurais do recôncavo.