FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • SelecionadosNOVO!
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • SelecionadosNOVO!
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados

Sobre reflexos e entidades : uma experiência amazônica

Juliana NakataniPorJuliana Nakatani
28 de março de 2024
em Ensaio

“Saímos de Natal rumo à Trinidade de barco e chegamos na Amazônia pelo mar. Depois de nove dias velejando, decidimos parar na Guyana Francesa para reabastecer, onde vimos que nesse período o Coronavirus tinha se alastrado muito e levado os países à fecharem suas fronteiras.

Buscamos abrigo no rio Maroni. Nesse rio de águas turvas se encontram águas doce e salgada, em um fluxo que segue o sobe e desce das marés. Vinda de um longo período morando na Bahia, só consigo enxergar um encontro potente entre Yemanjá e Oxum nessas águas. No entanto, ele é também a fronteira entre a Guyana Francesa e o Suriname, é alvo da exploração do ouro por mineradores clandestinos e de sua poluição pelo mercúrio, é depósito para todo lixo imaginável que passa flutuando ao lado do barco.

Decidimos explorar alguns igarapés que se comunicam entre si e nos permitiram passar 11 dias isolados em um ambiente mais preservado da ação predatória do homem. Essa série fotográfica foi desenvolvida durante essa viagem, um momento de introspecção e grande admiração em meio à uma mata virgem e pulsante, um momento de contato com as “entidades” do rio e da floresta que parecem se refugiar no final de cada furo.”

Juliana Nakatani, Saint Laurent du Maroni, 09.2020.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Juliana Nakatani

Juliana Nakatani

Eu sou Juliana Nakatani, brasileira, nascida na França e criada entre o Brasil e a Alemanha. Graduada em literatura, iniciei minha jornada na fotografia em 2009, fazendo cursos em Salvador, no Instituto Casa da Photographia e Labfoto. Também participei de workshops com fotógrafos renomados como Walter Firmo e Iatã Cannabrava, e integrei o GRIP - Grupo de Pesquisa em Recepção, Análise e Crítica da Imagem Fotográfica na UFBA. Ao mesmo tempo, comecei a explorar uma abordagem documental e artística da fotografia, sempre destacando as raízes culturais das comunidades e sua religiosidade. Mais recentemente, tive a oportunidade de ministrar cursos de fotografia na Guiana Francesa em colaboração com o Manifact. Atualmente, estou atuando no sul da França, criando conteúdo visual para redes sociais de restaurantes e artesãos.

Relacionado Posts

Imprints
Ensaio

Imprints

I am deeply moved by the theme of disappearance, of fading connections, of what slowly slips away from life...

PorIrina Ebralidze
18 de dezembro de 2025
Sob o Ouro das Águas: Um Ritual em Imagens
Ensaio

Sob o Ouro das Águas: Um Ritual em Imagens

O presente ensaio mostra imagens feitas durante a Festa em homenagem à Mãe OXUM, captadas em Porto Alegre no...

PorAndréa Seligman
18 de dezembro de 2025
Entre Ruas, Rios e Silêncio
Ensaio

Entre Ruas, Rios e Silêncio

Manaus se revela nos intervalos: entre prédios antigos e fios elétricos, entre escadas que sobem e não levam a...

PorEduarda Oliveira
16 de dezembro de 2025
#pésdecopa
Ensaio

#pésdecopa

Comecei essa série de fotos em 2024 quando voltei pro Brasil após 10 anos sem voltar para o país...

PorDuca
16 de dezembro de 2025
Espelho d’Água: corpo, rito e permanência
Ensaio

Espelho d’Água: corpo, rito e permanência

Este ensaio parte da água como espelho e território simbólico, lugar onde o corpo se reconhece, se refaz e...

PorSabrina Vieira
16 de dezembro de 2025
Oásis Habitado
Ensaio

Oásis Habitado

Nos Lençóis Maranhenses, vivem pessoas. Comunidades tradicionais que conhecem cada ciclo das águas, pescam quando a chuva chega, constroem...

PorHenrique Pimenta
16 de dezembro de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023