CONVIDADO FOTODOC
José Bassit nasceu em 1957 em São Paulo, é fotógrafo desde 1985 e já teve seus trabalhos publicados nos principais jornais e revistas brasileiros. Em 2003, publicou o livro Imagens Fiéis (Editora Cosac&Naify), sobre a religião e a fé do povo brasileiro. Suas obras integram acervos de instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de são Paulo.
Entre as principais exposições individuais de que participou estão: The London Underground, na estação Santa Cecília do Metrô, São Paulo (1985); Por onde anda a fé, no Centro Cultural Fiesp, São Paulo, dentro do V mês internacional de Fotografia (2001); Imagens Fiéis, no Centro de Estudos Brasileiros em Maputo, Moçambique (2003); Cortes Modernos, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2004); Imagens Fiéis, na Galeria Zoom, Paraty/RJ (2005); Rememorações, no Espaço Porto Seguro de Fotografia, São Paulo (2006); Instalação Cortes Modernos, no Sesc Pompéia, São Paulo (2007); Imagens Fiéis, no Museo de los Niños, em San José, Costa Rica (2008); Imagens Fiéis, na Casa Vitorino, em São Paulo (2017).
Sobre a fotografia urbana
Em 2016, precisou passar por uma cirurgia delicada que acabou ressignificando a vida e alterando completamente sua rotina. Impossibilitado de viajar e trabalhar com fotografia documental, Bassit tinha a recomendação médica de caminhar diariamente, primeiro pelo bairro e depois um pouco mais longe, subindo em ônibus ou descendo para o metrô. Passou a fotografar o que antes não enxergava, a cidade, de fato. Capturou a vida urbana, as expressões de pessoas que cruzaram seu caminho, ao acaso ou pela busca de momentos inusitados que acontecem aos montes nas grandes capitais.