Fazenda Curral de Pedra, lar de 18 famílias ligadas ao MST, desde 2017. Aqui a terra é bem cuidada e tudo são frutos. Este é o sentido da agricultura familiar e produção agroecológica dos homens e mulheres que vivem no Assentamento Popular Paulo Gomes — Fazenda Curral de Pedra. Nesta terra de vida e cuidado cultivam arroz, milho, amendoim, hortaliças, produzem doces, animais de corte, tudo visando uma subsistência saudável, sustentável e economicamente viável.
Todo o esforço faz com que plantam seus alimentos sem o uso de agrotóxicos, o que faz das suas colheitas a extração do mais puro néctar da terra. Um verdadeiro cuidado com a mãe natureza.
Trabalho solidário aqui se faz com muita frequência. Se unem em mutirões entre os vizinhos, nos plantios e nas colheitas. Cada vizinho tem a sua vez, onde os outros se juntam para doar um dia de serviço. Trabalho não é fardo, mas uma prática de sociabilidade e comunhão. Algo que está presente numa tradição milenar de cooperação e senso de comunidade.
É importante entender que o trabalho resultante de suas produções vai além do consumo próprio. A vida da produção chega até a Feira da Agricultura Familiar Camponesa em Itapuranga, pequeno município no interior de Goiás; ocupando dessa forma o espaço do povo.
O mutirão, espaço de trabalho, sociabilidade e partilha, garante uma formação que se representa no respeito à mãe terra. Frutos da terra que alimenta o nosso país.
Pedro de Faria Parreira