CONVIDADA FOTODOC
Rosa Gauditano nasceu em São Paulo, Brasil e tem nacionalidade italiana. É graduada em Video Digital na Universidade Paulista e ensinou Fotografia na Pontifícia Universidade de São Paulo. Ela é diretora do Studio R e trabalha com projetos de fotografia, exposições e livros. Foi fundadora da agencia Fotograma, juntamente de Ed Viggiani e Emidio Luisi, e fotógrafa do jornal Folha de S. Paulo e da revista Veja. Começou sua carreira trabalhando para jornal Versus em São Paulo e fundou a ONG Nossa Tribo que fazia conexão entre as aldeias indígenas e cidades trabalhando com fotografia e vídeo.
Em 1989, Rosa teve seu primeiro contato com os povos indígenas, no Pará, e passou então a documentar a situação dos povos indígenas no Brasil, assim como seus costumes, entre eles os carajás, caiapós, tucanos, ianomâmis, xavantes, guaranis e pancarus. Desde a década de 1990, vem se dedicando a documentação de temática ligadas a direitos humanos, lutas sociais, movimento feminista, cultura popular e povos originários.
Acaba de ganhar o primeiro prêmio de melhor livro autoeditado no PHOTO ESPAÑA 2022, com o livro A Mesma Luta, sobre as mulheres nos movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980.