Mecânico de Fusca | Pirenópolis GO
Jonas de Siqueira Filho nasceu no tempo que galinha tinha dente, segundo ele, em 1936. Seu apelido é Biti.
Desde criança era curioso em montar e desmontar coisa velha. Começou consertando velocípede, bicicleta e moto. Até Chimbica já passou por suas mãos.
Como ele diz, a necessidade faz o sapo pular e assim deu seus pulos pra lá e pra cá, sendo motorista de ônibus e particular. Seu cliente de muitos anos foi o frei Primo Carrara, a quem tem grande estima. Tamanha a amizade que desenvolveu com o frei que até tirou as fotos da Playboy que tinha espalhadas pelas paredes da oficina, pois o dileto amigo o visitava com frequência.
Já teve oficina chamada Churanha de tão apertada que era, num corredor estreito. Foi quando consertava mais motos do que carros. Apesar dos pulos que deu profissionalmente, seu ofício central é ser mecânico. É bastante procurado pelos adoradores de fuscas, carros que eram mais comuns nas ruas de Pirenópolis e estão cada vez mais raros. Divide a oficina, com Márcio, um dos filhos que seguiu o ofício do pai. Marcelo, outro filho, também é mecânico e tem sua oficina nas proximidades.
Biti é procurado por muita gente. Quando não está consertando carros, está pronto para uma prosa. A oficina é um ponto de encontro, onde amigos se reúnem e trocam palavras e risadas, que são o tempero da vida dele. Ele adora exibir sua elasticidade e facilidade em sentar e levantar, como se tivesse 18 anos.
Biti diz que tristeza é farta (falta) de alegria. E alegria na vida dele, é farta.