Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi assolada pela mais avassaladora enchente que já aconteceu por esses pagos. Devastou vários bairros que costeavam o Lago Guaíba.
Crescemos ouvindo histórias da Grande Enchente de 1941, que invadiu as ruas da cidade. Para todos, era um cenário do passado, que jamais voltaria a se repetir. Ao longo dos anos, vários movimentos foram feitos para derrubar o Muro da Mauá, que foi concebido para conter as águas do Lago Guaíba em uma próxima enchente. Passaram-se 83 anos e a história se repete, só que mais violenta e assustadora que a anterior. E o muro cumpriu o seu papel, apesar da falta de manutenção de suas comportas.
Porto Alegre, recentemente, mostrou sua cara ao mundo quando sediou pela segunda vez o South Summit e, logo após, foi notícia novamente mundo afora, mas em função da tragédia climática ocorrida em maio 2024.
Chuvas que caíram em todo o Rio Grande do Sul desceram em direção ao Lago Guaíba, que acolhe Porto Alegre nas suas margens. Foram mais de 1000mm em poucos dias.
Porto Alegre foi abraçada por milhares de voluntários que ajudaram a salvar pessoas e animais residentes das cidades próximas, também atingidas pelas águas furiosas vindas dos rios que deságuam por aqui, para posteriormente correrem pela Lagoa dos Patos em direção ao mar.
Essas águas deixaram um rastro de destruição, tristeza, perdas materiais e, infelizmente, mais de uma centena de vidas humanas e uma infinidade de animais.
A corrente de solidariedade amenizou um pouco a dor dos gaúchos. Obrigada!