FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados

Faces do Quilombo

Alvaro VillelaPorAlvaro Villela
15 de junho de 2024
em Ensaio

As comunidades quilombolas da Barra e do Bananal são duas pequenas localidades de descendentes de negros escravizados que fugiram de um navio negreiro naufragado na costa sul da Bahia. Desde o século XVII, essas comunidades vivem às margens do rio Brumado, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina.

Como documentarista, meu objetivo sempre foi capturar as danças, o trabalho, o lazer e outras facetas da vida dessas comunidades. Contudo, ao tentar revelar a ligação das atuais comunidades quilombolas com sua cultura ancestral, percebi que essa ancestralidade está diluída em novos costumes, maneirismos e até religiões diferentes das de seus antecessores.

Diante desse quadro de quase apagamento da memória, encontrei na simplicidade do retrato uma forma de captar a essência da ancestralidade distante. Montamos um pequeno estúdio na casa de Dona Joanita, uma moradora local sempre sorridente. Usamos um pano preto como fundo, descontextualizando as pessoas e criando uma sensação de desaparecimento de si mesmas, aludindo à ancestralidade perdida.

Trabalhamos durante dois dias. No início, as pessoas mostraram resistência, mas após verem as fotos umas das outras, a emoção tomou conta do pequeno espaço que dividíamos com os móveis da sala. A tensão inicial deu lugar a risos e comentários sobre suas faces. Ao verem os primeiros resultados, algumas pessoas se surpreenderam com a própria imagem, sugerindo que não se olham ou se veem com frequência. Uma senhora negra de olhos claros, por exemplo, já tinha ouvido falar da cor dos seus olhos, mas não tinha certeza de como eles realmente eram.

Com uma identidade cultural bastante rarefeita, o que resta da própria ancestralidade para esse povo é a força de suas faces. Os retratos, apresentados aqui no formato de trípticos, combinam dois retratos de quilombolas com uma fotografia da comunidade entre eles. Essa estrutura sugere uma metáfora da luta e da cultura dessas pessoas, que tendem a desaparecer ou a se reinventar, restando apenas uma memória distante.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Alvaro Villela

Alvaro Villela

Alvaro Villela, nasceu em Salvador/BA em 1960. Com exposições individuais e coletivas em importantes museus e centros culturais do país e do exterior, Alvaro, que teve a sua trajetória profissional inicialmente voltada para a fotografia publicitária, sempre buscou realizar uma fotografia mais autoral, explorando um território ocupado por coisas e pessoas que o inquietam e o fascinam. Assim, em 2004, nasceu o projeto Cuba dos Cubanos, que foi selecionado para o programa de arte visual itinerante do SESI-SP, e publicado no livro ”UM OLHAR SOBRE O MUNDO”, pela SESI-SP editora; A Natureza do Homem no Raso da Catarina, trabalho este que lhe rendeu o seu primeiro livro, considerado pela crítica especializada como um dos dez melhores livros de fotografia lançados em 2006 no Brasil, além de exposições homônimas em São Paulo, na Pinacoteca do estado de SP, Recife, Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Brasília, New Orleans, Bratislava, além de coletivas em Portland, Seattle, San Francisco e Siegen(Alemanha). Continuando na mesma linha de pesquisa, Villela se debruça sobre as comunidades ribeirinhas do seu estado, trazendo o documental Fronteira das Águas, projeto que traça as relações de vida dos tipos humanos que povoam o entorno das águas. Desse projeto, surge o ensaio Faces, trabalho que problematiza o distanciamento das atuais comunidades quilombolas, em relação a matriz africana. Essa série foi selecionada para a exposição coletiva, PESO y LEVEDAD, com outros 14 fotógrafos latino-americanos, no Photo Espanha 2011, em Madrid. Em 2015 realizou individualmente FACES no Museu de Arte da Bahia (MAB), já em 2017, selecionado pelo edital do Espaço Furnas Cultural, realizou exposição individual do mesmo projeto. Em 2019, selecionado para o Festival de Arte de São Cristóvão, mais uma vez apresentou a individual FACES. Em 2021, através da Lei Aldir Blanc lança o e-book FACES, que pode ser baixado em: www.alvarovillela.com.br

Relacionado Posts

Cultus – Madonna della Desolata
Ensaio

Cultus – Madonna della Desolata

"Cultus" is an evolving photographic project that aims to document how over time, some religious rites have evolved into...

Pornønløsô
2 de junho de 2025
Esquenta para o couro cantar
Ensaio

Esquenta para o couro cantar

É uma serie fotográfica sobre Tambores, que são instrumentos confeccionados com couro e é preciso esquentar para cantar, é...

PorDani Filgueiras
2 de junho de 2025
Lo que no se consume
Ensaio

Lo que no se consume

Esta serie propone una mirada sobre objetos, espacios y signos que quedan fuera del circuito activo del consumo. Muestra...

PorDiego Campot
2 de junho de 2025
A voz suprema do samba é a liberdade
Ensaio

A voz suprema do samba é a liberdade

Ensaio fotográfico para single do selo Mundodetempo Em agosto de 2024, fui convidada pelo selo de música autoral Mundodetempo...

PorDenise Amon
2 de junho de 2025
Rio, ritos e rezas
Ensaio

Rio, ritos e rezas

Ensaio fotográfico documental Este ensaio é parte de uma expedição fotográfica em curso pelo rio São Francisco, iniciada em...

Pornilo2anjos
1 de junho de 2025
Infância em estado líquido
Ensaio

Infância em estado líquido

Certo dia, guiado pelo acaso dos caminhos, cheguei a Águas da Prata. Era apenas uma pausa na viagem, até...

PorKadu Lima
1 de junho de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023