FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • SelecionadosNOVO!
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • SelecionadosNOVO!
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados

Invisível fotografado

Juliana LoureiroPorJuliana Loureiro
18 de junho de 2024
em Ensaio

No tambor de mina, religião de matriz africana originada no Maranhão, voduns, caboclos, pajés, encantados, invisíveis, se fazem presentes, atuam nos corpos dos médiuns que dançam. 

Na Tenda Nossa Senhora dos Navegantes, do quilombo maranhense de Santa Rosa dos Pretos, a Cabocla Teresa Légua, incorporada em Mãe Severina, lidera o ritual, no qual fui autorizada a filmar e fotografar.

Possuída pelo olho-câmera, registro imagens que capturam as expressões do invisível, a “atuação” (incorporação e performance) dos encantados. Os índices de suas agências visualizados nas performances dos corpos “atuados”.

Para este ensaio, seleciono imagens do tambor de mina na abertura do “serviço de croa” de Denise, no qual o Caboclo João da Mata “atua” sobre seu corpo e transforma a sua performance e expressividade.

Denise e Francisco, médiuns que farão o “serviço de croa”
Mãe Severina, amparada por Dona Francisca, em performance corporal que expressa o momento da incorporação do invisível.
Teresa Légua, incorporada em Mãe Severina, canta doutrinas para João da Mata e Caboclo Roxo, evocando os encantados guias de Francisco e Denise, que aparecem no fundo da imagem, com performance corporal que indica o momento que estão sendo “atuados”, incorporados pelos encantados.
Performance da atuação do invisível no corpo de Denise. O menino, que observa assustado, é seu filho.
O corpo de Denise, em desequilíbrio pela perda de sentidos provocada pelo início do transe, é acudido por Mãe Dalva e Francisca, filhas de santo de Mãe Severina.
A força e a expressividade do invisível nos corpos atuados.
Atuado, Caboclo João da Mata, no corpo de Denise, cumprimenta a Cabocla Teresa Légua, incorporada em Mãe Severina.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Juliana Loureiro

Juliana Loureiro

Juliana Loureiro é antropóloga e documentarista. Atua nos campos temáticos e etnográficos da antropologia visual, das religiões de matriz africana, da cultura popular, da política e do meio ambiente, com povos e comunidades tradicionais, quilombolas, pescadores e ribeirinhos. Desenvolve pesquisa e extensão junto ao Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular (GPMINA) e ao Museu Afrodigital do Maranhão, vinculados ao Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA e junto ao Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem (NEXT Imagem) e ao Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica (NAIPE) do PPGSA da UFRJ. O ensaio Invisível Fotografado se insere no contexto de pesquisa, que resultou em sua tese de doutorado em antropologia intitulada Encantaria Quilombola: Uma etnografia fílmico-fotográfica do atuar dos encantados junto à comunidade rural negra maranhense de Santa Rosa dos Pretos.

Relacionado Posts

Linha do Retorno
Ensaio

Linha do Retorno

Linha do Retorno nasce do reencontro com o sertão onde cresci. Nasci no semiárido piauiense, deixei minha terra natal...

PorJoel Alencar
26 de dezembro de 2025
Onde a Pedra Fala
Ensaio

Onde a Pedra Fala

As pinturas rupestres em Itatiaia não falam — sussurram. São vestígios de um gesto antigo que não pretendia permanecer,...

PorCláudia Fernandes Moraes
25 de dezembro de 2025
Entre Cidades, Pessoas e Histórias
Ensaio

Entre Cidades, Pessoas e Histórias

Entre Cidades, Pessoas e Histórias é um ensaio fotográfico que acompanha a Limusine do Agreste (toyota bandeirante) como mais...

PorHigor Evangelista
24 de dezembro de 2025
cicatrizes da memória
Ensaio

cicatrizes da memória

Cicatrizes da memória.

Porpaulodetarso
23 de dezembro de 2025
Despacho
Ensaio

Despacho

Um movimento de entrega daquilo que recebeu, a qual, da mesma forma que trouxe o colorido também gerou tonalidades...

PorJoseane Cancian
23 de dezembro de 2025
Imprints
Ensaio

Imprints

I am deeply moved by the theme of disappearance, of fading connections, of what slowly slips away from life...

PorIrina Ebralidze
18 de dezembro de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023