O hip hop é mais do que um gênero musical, é um verdadeiro movimento cultural, com forte presença na periferia das grandes cidades brasileiras. Em um momento particularmente animado de uma apresentação de break durante o festival “Hip Hop In Hash”, em Londrina (PR), o fotógrafo Fabitos registrou a Imagem Destacada intitulada “Hip hop em movimento”, uma das finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024.
O dançarino rodopia de cabeça para baixo e a plateia retribui com enorme empolgação. Fabitos fotografa desde pequeno e recentemente conseguiu transformar seu hobbie em atividade também rentável. Em entrevista ao Festival FotoDoc, ele conta um pouco sobre sua atuação e sobre a imagem finalista.
Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?
27 anos, moro e trabalho em Londrina – PR
Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?
Minha história com fotografia começa desde pequeno, com câmeras cybershots, celulares de baixa resolução e afins. Comecei a me interessar por câmeras de melhor qualidade ainda adolescente. Trabalhei de garçom e fiz outros trabalhos para juntar dinheiro e conseguir comprar minha primeira câmera, mas ainda era por hobbie.
Depois de anos trabalhando em outras áreas, me surgiu a oportunidade de fotografar um evento e aí o hobbie acabou virando algo também rentável.
Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2024. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?
Essa foto foi tirada em maio de 2023, durante o festival “Hip Hop In Hash” em Londrina. Embora eu já trabalhasse com fotografia, pedi ao pessoal do evento que me deixassem fotografar pra ganhar portfólio, também porque era um evento que eu estava muito animado pra ir, com vários artistas que sou fã.
Em um momento em que o pessoal se apresentava dançando break, fiquei o tempo todo atento em registrar, porque nutro um gigante respeito e admiração por todos os elementos do hip hop. Daí surgiu a foto
Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?
Atualmente trabalho em uma agência de comunicação, com foco em outras áreas – e eventualmente fazendo fotografias também. Além disso, faço trabalhos de freelancer de ensaios ou eventos. Minha meta é continuar aprendendo sempre, poder registrar mais eventos e assinar trabalhos mais próximos do meu interesse.