O skate é um dos esportes urbanos mais praticados do Brasil e ganhou inúmeros espectadores, torcedores e adeptos depois de se tornar modalidade olímpica. Ao fotografar uma prova do campeonato de skate em Porto Alegre (RS), em 2024, Beto Martinez conseguiu sintetizar parte da magia do esporte, que permite ao praticante voar muito acima do chão.
A foto, intitulada “A skatista”, é uma das finalistas no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024. Conheça um pouco mais sobre o autor na entrevista abaixo.
Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?
Tenho 57 anos e moro e trabalho em Porto Alegre/RS.
Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?
Comecei a fotografar em 2012, apesar de ter fotografado um pouco quando criança. A fotografia me ajuda a desestressar. A fotografia é uma coisa que gosto muito de fazer e com ela eu conheço novos lugares e pessoas.
Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2024. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?
A foto foi tirada na etapa de Porto Alegre do campeonato de Skate em 2024. Como tenho registro de repórter fotográfico, eu faço algumas coberturas.
Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?
Estou me preparando para retornar para a Índia para fotografar o Festival Holi, que é o festival das cores, e continuar viajando para fotografar culturas diferentes de outros países e do Brasil.