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Exposições 2024

Festival de Fotografia Documental

De 26 a 30 de novembro de 2024
Exposições abertas até 5 de janeiro de 2025
Panamericana Escola de Arte e Design
São Paulo (SP)

EXPOSIÇÕES 2024

A abertura das exposições, dia 26 de novembro, das 18h às 21h, marcará também a abertura do Festival FotoDoc 2024. Em cartaz na Galeria principal da Panamericana Escola de Arte e Design, as exposições do FotoDoc ficarão abertas até o dia 5 de janeiro de 2025, com entrada gratuita.

A exposição Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 é um dos principais eixos do festival e se propõe a dar visibilidade a talentos e temáticas candentes para a compreensão da sociedade contemporânea e seus desafios. Vai reunir 20 trabalhos ganhadores nas três categorias da premiação, sendo 3 Portfólios, 7 Ensaios e 10 Imagens Destacadas.

O Festival FotoDoc contará ainda com outras duas exposições, Utopia, individual de Lucas Lenci, e Distopia, coletiva realizada em parceria com a Arfoc-SP. Confira abaixo os detalhes.

DE 26 DE NOVEMBRO A 5 DE JANEIRO - GALERIAS PANAMERICANA

Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Exposição com 20 trabalhos ganhadores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024, premiação anual promovida pelo festival.

Foto: Fabio Teixeira, imagem do Portfólio “Entre a vida e a morte nas ruas”, ganhador geral.

Distopia

Um dilúvio bíblico se abateu sobre o Rio Grande do Sul em maio de 2024, soando o sinal de alerta para as mudanças climáticas que já estão aí e se fazem sentir, não fazem mais parte de um futuro distópico, são a própria distopia tornada presente.

Esta exposição reúne o olhar de dois fotógrafos. Baseado em Porto Alegre, Tadeu Vilani fotografou a cidade submersa. Já Carlos Macedo, que está baseado em Canoas, aborda as chagas abertas após a catástrofe passar.

Foto: Carlos Macedo.

Utopia, de Lucas Lenci

É possível unir harmonicamente a paisagem urbana e a paisagem rural? As populações se concentram cada vez mais em cidades, enquanto o campo se torna despovoado e mecanizado.

A exposição da série Utopia, de Lucas Lenci se propõe a abordar essa cisão por meio de uma fusão tornada possível pela edição de imagem. O espectador é provocado pela sutileza das sobreposições. Da fusão de dois espaços distintos nasce uma abordagem ambígua.