O Festival de Fotografia Documental – FotoDoc anunciou a data e o tema para a edição 2023. O evento terá como tema este ano Centro periférico. O FotoDoc, enquanto festival situado em uma cidade que é centro financeiro de um país periférico, se propõe a debater as relações entre centro e periferia por meio de Exposições e Encontros com grandes nomes da fotografia.
A abertura do Festival FotoDoc 2023 está programada para o dia 21 de novembro, na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo (SP). O evento seguirá até o dia 25, sábado, com quatro Encontros memoráveis, programados para os dias 22, 23, 24 e 25 de novembro.
Passadas as atividades do festival, as exposições seguirão abertas até o dia 15 de janeiro de 2024, com entrada gratuita.
Prêmio Portfólio FotoDoc
A grande novidade do festival este ano é o Prêmio Portfólio FotoDoc. Com inscrições abertas ao longo do primeiro semestre de 2023, os selecionados para disputar a premiação são publicados em fluxo contínuo no site do festival, mediante o pagamento de uma taxa de publicação no valor de R$ 89. Os valores arrecadados são destinados a cobrir os custos com a premiação e sua divulgação, além de ajudarem a financiar o festival.
Todos os trabalhos publicados serão reavaliados ao final do prazo de inscrição e a curadoria do festival irá apontar 51 finalistas, sendo 30 Imagens Destacadas, 15 Ensaios e 6 Portfólios.
Os finalistas serão avaliados por um Júri de cinco membros que vai se reunir presencialmente em São Paulo (SP) para escolher 17 ganhadores, sendo 10 Imagens Destacadas, 5 Ensaios e 2 Portfólios. Um dos dois Portfólios selecionados vai ser escolhido como ganhador geral do Prêmio Portfólio FotoDoc e seu autor vai receber um troféu especialmente concebido para a premiação. Os ganhadores serão expostos no Festival FotoDoc 2023.
Outras atividades
O Festival FotoDoc também promove ações que visam colaborar com a formação de novos fotógrafos. Os Workshops são voltados à transmissão de conhecimentos técnicos, estéticos e de mercado, relacionados à prática profissional da fotografia. Já as Leituras de Portfólio são atendimentos individuais com duração de 20 minutos, durante os quais o fotógrafo apresenta uma série de imagens a um curador ou editor, que traz aportes críticos para a evolução do trabalho.
Como um festival, nossa principal missão é a de promover trocas e intercâmbios. A Livraria será um espaço propício para essas trocas, com lançamentos e venda de livros de fotografia e artes visuais. Outra atividade especialmente dedicada ao intercâmbio é o Artescambo, que vai promover a troca cega de tiragens fotográficas e obras em outros suportes, como desenhos e gravuras.