O Círio de Nazaré é uma das maiores procissões religiosas do Brasil, reconhecido oficialmente em 2013, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade, ocorrendo anualmente em Belém do Pará, desde 1793, são aproximadamente 2 milhões de fiéis que ocupam as ruas da cidade. De acordo com o IPHAN, a festividade do Círio é considerada uma das maiores concentrações religiosas do mundo, sendo o primeiro bem cultural inscrito pelo Instituto, no Livro de Registro das Celebrações, como Patrimônio Cultural do Brasil.
Um dos seus principais signos é a “corda dos promesseiros, que atrelada à santa, é arrastada pelos devotos de Nossa Senhora, por longas horas, mergulhados em rezas, cânticos, pedidos e agradecimentos, transformam-na em protagonista da procissão, ao uni-los como um verdadeiro “rio de gente”. Difícil compreender de maneira racional o que move essas pessoas?
Trago um recorte deste trabalho que desenvolvo desde 2012, onde as imagens buscam retratar essa devoção capaz de sobrepujar limites. Cansaço, choro dor, instigam aquele que observa a passagem do “rio”, com suas enchentes, vazantes e turbulências, existindo assim uma poética dramática que se descortina, quando o homem através destes sacrifícios crê estar purificando sua alma. E há alma suficiente para isso? Ou ainda, sacrifício que baste?
Fotógrafa e artista visual. Nasceu, vive e trabalha em Belém, Pará, Amazônia, Brasil.Realiza pesquisas e projetos fotográficos que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Já realizou 2 exposições individuais, através da contemplação em editais públicos estaduais. Participa de exposições coletivas nacionais e internacionais. Possui obras nos seguintes acervos públicos: Museu im Spital Grunberg - Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro/RJ, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA.