Com o trabalho centrado na fotografia urbana e nos personagens que nela habitam, o fotógrafo Guilherme Bandeira Nakamura busca traduzir no formato de imagens a íntima relação dialética urbana como meio de expressão artística onde os gestos, olhares e movimentos se manifestam das mais fluídas e variadas maneiras.
A exposição “Pelo Poder” é um trabalho composto por mais de 350 fotografias que foram feitas durante o período da pandemia ocasionada pela Covid-19 no Brasil e que estão publicadas nas redes sociais como parte de um projeto idealizado durante o período de isolamento o “Cultura na 40tena” que visa informar dados e notícias sobre a pandemia através de imagens e clipagem jornalística. O projeto nasceu de maneira orgânica e sem nenhum planejamento em abril de 2020 e com o passar do tempo foi tomando forma até chegar em um acervo de centenas de fotos e mais de 20 mil notícias clipadas. O intuito da exposição é observar
as alterações que ocorreram no espaço urbano em consonância com a individualidade dos moradores de duas cidades do interior de Minas Gerais, desde as ruas desertas de quando tudo ainda era muito incerto, até o retorno precoce a “normalidade”.
O nome “Pelo Poder” foi escolhido para mostrar todo o cenário político e social que dividiu o Brasil em opiniões diferentes e todo o caos instaurado girava em torno de quem estava no poder e de quem queria tomar essa cadeira.
Hoje, analisando todo esse material, fica claro essas manifestações de expressão coletiva e individual no meio Urbano e como isso afeta as relações entre os seus habitantes. A máscara tampou grande parte de nossas expressões faciais, mas apuramos cada vez mais a capacidade de nos expressar através do olhar.
Ano: 2020/21/22