Festival FotoDoc 2025
Horizontes
Nossa casa comum pega fogo. O aquecimento global deixou de ser uma tendência para tornar-se uma realidade em aceleração, com a qual temos de lidar, e à qual vem se somar o peso do negacionismo. No ano em que o Brasil sedia a COP 30, o Festival FotoDoc se propõe a debater a urgência de medidas que possam ajudar a clarear nossos horizontes, tanto políticos como sociais.
A fotografia pode denunciar e também propor novos caminhos. Ao captar e expor uma realidade, pode colaborar para transformá-la. Também pode servir para a difusão de práticas boas e transformadoras.
Em sua quarta edição, o Festival FotoDoc 2025 ocorreu de 4 a 8 de novembro na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo (SP), com exposições abertas até o dia 10 de janeiro de 2026. Este ano, a exposição com os ganhadores do Prêmio Portfólio FotoDoc se ampliou para 25 trabalhos.
Também foram realizadas as exposições A Zona de Sacrifício, do holandês Eddo Hartmann, e Água: Brasil, de Érico Hiller.
O Festival FotoDoc também promoveu Workshops e Leituras de Portfólio, que contribuem para a formação de fotógrafos emergentes, e Artescambo, troca cega de tiragens fotográficas além de desenhos e gravuras.
Vinheta Festival FotoDoc 2025
Imagens da Abertura do Festival FotoDoc 2025:



Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
O fotógrafo Márcio Vasconcelos foi escolhido como ganhador geral do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025, com o Portfólio intitulado Bruxos e Curandeiros, que recupera o imaginário comum de uma África antiga ressignificada em Cuba e no Brasil, por meio de um registro denso, cuidadoso e poético de religiões populares de matriz africana.
O Júri do Prêmio Portfólio FotoDoc, composto por Érico Elias, diretor artístico do Festival FotoDoc, Elcio Ohnuma, coordenador de fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design, além de Érico Hiller, Ivana Debértolis e Mônica Zarattini, reuniu-se presencialmente em São Paulo (SP). Os jurados avaliaram 60 trabalhos finalistas e escolheram 25 ganhadores, presentes na exposição.
Os demais ganhadores escolhidos pelo Júri foram Natalija Gormalova e Nilmar Lage, na categoria Portfólio; Ana Palacios, Araz Hadjian, Francisco Fresneda, Melissa Ianniello, Patrick Arley, Sabrina Moura e Vinicius Xavier, na categoria Ensaio; além de Adriana Muñoz, Bruna Braz, Bruno Corisco, Dinho Rocha, Fernanda Eisfeld, Irina Ebralidze, Javier Goded, Júlia Braga, Juliana Bizzo, Maria Eugenia Nabuco, Martin Rojas, Mi’saw Zàwàruhu, nilo2anjos, Noilton Pereira e Rodolfo Paz, na categoria Imagem Destacada.
Com inscrições encerradas no dia 13 de julho, o concurso recebeu um total de 3.597 inscrições, provenientes de fotógrafos residentes em todas as 27 unidades federativas do Brasil e do exterior. A presente edição da premiação tem como destaque a ampliação significativa de inscrições internacionais, provenientes de 31 países.

Encontros
Uma das marcas do FotoDoc são os Encontros, apresentações memoráveis e únicas, nas quais dois fotógrafos de renome projetam suas obras e falam sobre seus trabalhos, animados pela presença de um entrevistador. O público tem a oportunidade de descobrir dois pontos de vista complementares, dissonantes ou até mesmo antagônicos colocados em perspectiva.
Na edição 2025 foram realizados 5 Encontros, envolvendo 15 convidados. Com 1h30 de duração, os Encontros aconteceram na Galeria com capacidade de público de 40 vagas presenciais gratuitas e foram disponibilizados posteriormente online via YouTube.


Rituais sagrados, desafios terrenos
Érico Hiller e Márcio Vasconcelos por Nilo Biazzetto Neto
Um convite à memória e um legado de luta e afeto
Emidio Luisi e Camila Gauditano por Mônica Zarattini
Sinais de alerta
Eddo Hartmann e Yasemin Bagci por Paulo Marcos de Mendonça Lima
Nas ruas e longe delas
Gustavo Minas e Sebá Reis por Paulo Marcos de Mendonça Lima
Cumplicidade e criatividade
Ana Carolina Fernandes e Paulo Vitale por Ivana Debértolis
Leituras de Portfólio
As Leituras de Portfólio são avaliações individuais de trabalhos de fotógrafos. Os participantes levam um conjunto de 15 a 30 imagens impressas e apresentam essas imagens em uma mesa a um profissional qualificado para analisá-las e trazer contribuições para a evolução do trabalho e sua inserção no mercado. Cada leitura de portfólio tem duração de 20 minutos.
A atividade ocorre apenas de maneira presencial e é realizada por curadores, editores e galeristas. A mesa para as Leituras de Portfólio foi montada no espaço da Galeria. Foram disponibilizadas 48 vagas para Leituras de Portfólio, no valor de R$ 90 cada, com bolsa integral para 50% das vagas, a partir de critérios sócio-econômicos.
Leitores de Portfólio envolvidos na atividade: Marcelo Greco, Monica Maia, Nilo Biazzetto Neto, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Valdemir Cunha.


Workshops
Os Workshops promovidos pelo FotoDoc visam difundir conhecimentos técnicos, estéticos e de mercado, voltados para a formação de fotógrafos amadores e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos autorais.
Com 2h30 de duração, os cursos estão focados na transmissão de conhecimento prático e teórico, voltado à produção fotográfica e às suas possibilidades de inserção comercial. Foram realizados 6 Workshops com 30 vagas presenciais cada, no valor de R$ 190, com bolsa integral para 50% das vagas, a partir de critérios sócio-econômicos:
A Jornada da Fotografia Documental, com Érico Hiller
O Arquivo como Matéria-Prima – Processo Criativo e Colorização em Fotografia, com Fernando Banzi
A Ficção do Real – Objetividade, Subjetividade e a Construção de Ensaios de Retrato, com Paulo Vitale
Gramática Visual – A Técnica a Serviço da Narrativa Fotográfica, com Eddo Hartmann
A Cidade Como Espelho – Fotografia de Rua com Gustavo Minas
A Paixão e a Cumplicidade no Fotodocumentário, com Ana Carolina Fernandes



Livraria
Reconhecendo a importância do livro como veículo de difusão de trabalhos fotográficos, o Festival FotoDoc 2025 concebeu um amplo espaço de Livraria na cobertura da Panamericana Escola de Arte e Design.
Coordenada pela Origem, com títulos de diversas casas editoriais, na Livraria foram realizadas uma série de Conversas com o Autor, nas quais fotógrafos apresentaram seus fotolivros e contaram sobre o processo criativo e formas de viabilizar a publicação. Abaixo a programação da atividade, que contou com a presença de 10 fotógrafos:
05/11 – Pablo Pinheiro – Vaqueiro de Gibão
Nilo Biazzetto Neto – Onde
Márcio Vasconcelos – Visões de um poema sujo
Érico Hiller – Água: Brasil
06/11 – Maria Eugenia Nabuco – Conrado
Emidio Luisi – Imagens de um tempo
07/11 – Paulo Vitale – Chefs
Seba Reis – Translúcida
08/11 – Ana Carolina Fernandes – Prainha
Eddo Hartmann – The Sacrifice Zone


Artescambo
Atividade dedicada à troca cega de tiragens fotográficas, ilustrações e gravuras entre os participantes do festival, com a presença também de artistas convidados pelo evento e pela Escola Panamericana. Além de ser uma atividade de confraternização, trata-se de um estímulo ao colecionismo e ao intercâmbio entre artistas.
Ocorreu no sábado, dia 8 de novembro, das 14h às 16h, na cobertura da Escola, marcando o encerramento do festival.
Os participantes podiam entregar de 1 a 3 tiragens e recebiam o número correspondente de vouchers. Com os vouchers, podiam retirar tiragens escolhidas nos painéis. A autoria das imagens só foi revelada ao final.


Parceria Consulado dos Países Baixos
Graças à parceria com o Consulado dos Países Baixos, através do edital Conexões Culturais, o Festival FotoDoc 2025 pôde contar com a presença de dois convidados provenientes da Holanda.
O fotógrafo Eddo Hartmann teve seu trabalho mais recente, A Zona de Sacrifício, exposto na galeria principal da Panamericana. Ele também participou da série de Encontros, do Artescambo, das Conversas com o Autor na Livraria e realizou o Workshop Gramática Visual – A Técnica a Serviço da Narrativa Fotográfica, com todas as 30 vagas gratuitas preenchidas.
A curadora Yasemin Bagci participou dos Encontros, apresentando seu trabalho no Museu FOAM de Amsterdã.

Lounge Blue Moon
O Grupo Heineken Brasil, patrocinador do Festival FotoDoc 2025, por meio do ProAC-ICMS, programa de incentivo à cultura do Estado de São Paulo, realizou ação de marketing direto da marca Blue Moon na cobertura da Panamericana Escola de Arte e Design, montando um lounge onde foram distribuídas cervejas aos convidados do festival maiores de 18 anos.
Diariamente nos Encontros convidamos o público a subir para o Lounge Blue Moon ao final das atividades para conversas em torno da fotografia acompanhadas de cerveja artesanal da melhor qualidade.
Na cobertura da Escola também funcionou a Livraria e ocorreu o Artescambo, marcando a confraternização de encerramento do festival. O Lounge Blue Moon contribuiu para criar esse ambiente de sociabilidade e troca entre os participantes e os convidados do festival.

Acessibilidade
A Panamericana Escola de Arte e Design tem espaços amplos, rampas e elevadores que garantem ampla acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Foi realizada versão em braile dos textos de apresentação do Festival e das Exposições e afixado abaixo dos respectivos banners.
A visita guiada às exposições, aberta ao público em geral, conduzida pelo Diretor Artístico do festival, Érico Elias, contou com dois intérpretes de libras que divulgaram o evento em suas redes pessoais.








