Festival FotoDoc 2023
Centro periférico
O Festival FotoDoc está sediado em São Paulo (SP), maior metrópole e centro econômico de um país periférico. É desde esse ponto de vista que nos propusemos, na edição 2023 do evento, a discutir as relações entre centro e periferia, por meio da obra de grandes fotógrafos convidados, com o objetivo de ressaltar proximidades, estabelecer laços e pontes, criar diálogos.
Conceitos econômicos, provenientes da geografia, centro e periferia não são apenas opostos, como também complementares. Como reduzir essa desigualdade, como diluir essa fronteira, como construir um mundo em que não haja oposição, mas somente complementaridade entre centro e periferia? Essas questões foram debatidas por meio de Encontros, Exposições e Conversas com o Autor na Livraria realizados ao longo dos dias do festival.
A grande novidade da edição 2023 foi o Prêmio Portfólio FotoDoc, que resultou em uma exposição com 17 ganhadores, colocando talentos emergentes em diálogo com fotógrafos consagrados convidados pelo festival.
Também foram realizadas as exposições individuais Penumbra, de Marcelo Greco, e Contrastes Mínimos, de Carlos Moreira.
Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
O fotógrafo André Valentim foi o ganhador geral do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023 com o Portfólio intitulado No olho da rua. O trabalho retrata moradores da Fazenda Modelo, local criado na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ) para abrigar moradores de rua em 1947, que chegou a ter 5 mil habitantes e foi desativado em 2003.
O segundo Portfólio ganhador é Mujeres del Campo, de Tadeu Vilani, que documenta a presença feminina no pampa gaúcho.
Outros 15 ganhadores estão presentes na exposição realizada no Festival FotoDoc 2023: Bruñel Galhego Ricci, Júlio Magalhães, Luiz Peixoto, Paula Giordano e Thiago Soares, na categoria Ensaio, além de Ana Clara Matta, Joana Verdial, Lela Beltrão, Luisina Ferrari, Márcio Cunha, Michael Dantas, Míriam Ramalho, Niina, Raphael Alves e Renata Casali, na categoria Imagem Destacada.
Ao longo do primeiro semestre de 2023, o Prêmio Portfólio FotoDoc recebeu um total de 1.387 inscrições, provenientes de fotógrafos residentes em 23 estados do Brasil, Distrito Federal e de outros onze países: Argentina, Austrália, China, Djibuti, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Peru, Portugal e Uruguai. Desses, foram selecionados e publicados 534 trabalhos em nosso site, sendo 246 Imagens Destacadas, 190 Ensaios e 99 Portfólios.
Encontros
Uma das marcas do FotoDoc são os Encontros, apresentações memoráveis e únicas, nas quais dois fotógrafos de renome projetam suas obras e falam sobre seus trabalhos, animados pela presença de um entrevistador.
O público tem a oportunidade de descobrir dois pontos de vista complementares, dissonantes ou até mesmo antagônicos colocados em perspectiva. Na edição 2023 foram realizados 4 Encontros, envolvendo 12 convidados.
Com até 2h de duração, os Encontros aconteceram na Galeria com capacidade de público de 40 vagas presenciais gratuitas e foram transmitidos online via YouTube.
Brasil invisível, Brasil sustentável
Rogério Assis e Valdemir Cunha por Ivana Debértolis
Aline Motta e Marcelo Greco por Paulo Marcos de Mendonça Lima
Nair Benedicto e Tuca Vieira por Monica Maia
Real interpretado, real vivido
Edu Simões e Inês Bonduki por Juan Esteves
Leituras de Portfólio
As Leituras de Portfólio são avaliações individuais de trabalhos de fotógrafos. Os participantes levam um conjunto de 15 a 30 imagens impressas e apresentam essas imagens em uma mesa a um profissional qualificado para analisá-las e trazer contribuições para a evolução do trabalho e sua inserção no mercado. Cada leitura de portfólio tem duração de 20 minutos.
A atividade ocorre apenas de maneira presencial e é realizada por curadores, editores e galeristas. A mesa para as Leituras de Portfólio foi montada no espaço da Galeria. Foram disponibilizadas 48 vagas para Leituras de Portfólio, no valor de R$ 80 cada, com bolsa integral para 50% das vagas, a partir de critérios sócio-econômicos.
Leitores de Portfólio envolvidos na atividade: Juan Esteves, Monica Maia, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Valdemir Cunha.
Workshops
Os Workshops promovidos pelo FotoDoc visam difundir conhecimentos técnicos, estéticos e de mercado, voltados para a formação de fotógrafos amadores e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos autorais.
Com 2h30 de duração, os cursos estão focados na transmissão de conhecimento prático e teórico, voltado à produção fotográfica e às suas possibilidades de inserção comercial. Foram realizados 6 Workshops com 30 vagas presenciais cada, no valor de R$ 190, com bolsa integral para 50% das vagas, a partir de critérios sócio-econômicos:
A experiência como fonte de pesquisa em fotografia, com Inês Bonduki
Como ser um fotodocumentarista relevante na era da pós-fotografia, com Edu Simões
Apresentação sobre projetos editoriais de livros de fotografia, com Marcelo Greco
Fotografia documental socioambiental, com Rogério Assis
Atlas – fotografia, mapeamento e orientação visual, com Tuca Vieira
Brasil que não me deixou, com Nair Benedicto
Livraria
Reconhecendo a importância do livro como veículo de difusão de trabalhos fotográficos, o Festival FotoDoc 2023 concebeu um amplo espaço de Livraria na cobertura da Panamericana Escola de Arte e Design. Coordenada pela Lovely House e a Origem, com títulos de diversas casas editoriais, a Livraria teve espaço especialmente dedicado à editora Vento Leste, parceira do evento.
No espaço da Livraria foram realizadas uma série de Conversas com o Autor, nas quais fotógrafos apresentaram seus fotolivros e contaram sobre o processo criativo e formas de viabilizar a publicação. Abaixo a programação da atividade, que contou com a presença de 20 fotógrafos:
22/11 – Rogério Assis, Mato?; José Bassit, Olho de Vidro + Zine Baixo Augusta; Luca Meola, Selva de Pedra; Juliana Monteiro, Fronteiras Visíveis; Pola Fernandez, Odete Odeth; Rosa Gauditano, A Mesma Luta
23/11 – Bernardo Dorf, Go Shopping!; Paula Brandão, Efêmera + Zine Quebra-Mar; Ciça Carboni, Quem sabia já morreu; fe AVILA, no encontro tudo se dilui; Keiny Andrade, Perímetros; Daniel Dayan, Eu inventei tudo isso
24/11 – Isabella Lanave, Leve a sério o que ela diz; Daniela Schneider, Elevado; Renato Soares, Yawalapíti; Míriam Ramalho, Etiópia; Vitor Casemiro, Shadow over Shadow; Edu Simões, Yepé
25/11 – Valdemir Cunha, Vaqueiro das Aguas; Marcelo Greco, Fogueira Doce
Artescambo
Atividade dedicada à troca cega de tiragens fotográficas, ilustrações e gravuras entre os participantes do festival, com a presença também de artistas convidados pelo evento e pela Escola Panamericana. Além de ser uma atividade de confraternização, trata-se de um estímulo ao colecionismo e ao intercâmbio entre artistas.
Ocorreu no sábado, dia 25 de novembro, das 14h às 16h, na cobertura da Escola, marcando o encerramento do festival.
Os participantes podiam entregar de 1 a 3 tiragens e recebiam o número correspondente de vouchers. Com os vouchers, podiam retirar tiragens escolhidas nos painéis. A autoria das imagens só foi revelada ao final.
Lounge Heineken
O Grupo Heineken, patrocinador do Festival FotoDoc 2023, por meio do ProAC-ICMS, programa de incentivo à cultura do Estado de São Paulo, realizou ação de marketing direto da marca na cobertura da Panamericana Escola de Arte e Design, montando um lounge onde foram distribuídas cervejas aos convidados do festival maiores de 18 anos.
Diariamente nos Encontros convidamos o público a subir para o Lounge Heineken ao final das atividades para conversas em torno da fotografia acompanhadas de cerveja puro malte da melhor qualidade, nas versões com e sem álcool.
Na cobertura da Escola também funcionou a Livraria e ocorreu o Artescambo, marcando a confraternização de encerramento do festival.
O Lounge Heineken contribuiu para criar esse ambiente de sociabilidade e troca entre os participantes e os convidados do festival.
Acessibilidade
A Panamericana Escola de Arte e Design tem espaços amplos, rampas e elevadores que garantem ampla acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Foi realizada versão em braile dos textos de apresentação do Festival e das Exposições e afixado abaixo dos respectivos banners.
A visita guiada às exposições, aberta ao público em geral, conduzida pelo Diretor Artístico do festival, Érico Elias, contou com dois intérpretes de libras que divulgaram o evento em suas redes pessoais. Dentre os convidados pelos intérpretes, o evento contou com a presença de uma pessoa com deficiência auditiva, que acompanhou a visita guiada do início ao fim.