CONVIDADO FOTODOC
Emidio Luisi é nascido na Itália, começou a fotografar na década de 1970. Trabalhou como fotojornalista para a revista Veja SP e para o Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro, dança, etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras e foi professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou várias exposições no Brasil e no exterior. Recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo (1985), o Prêmio Aberje (1987) e o Prêmio Fotografia da APCA (2011).
Participa das coleções de fotógrafos brasileiros do Instituto Cultural Itaú, do Acervo da Coleção MASP-Pirelli e do Museu da Fotografia de Fortaleza, dirigido por Silvio Frota. Foi curador do Projeto Caixa & Memórias, do Projeto Caixa Populi e de O Palco de Antunes, 50 Anos de Teatro – todos em parceria com a Caixa Econômica Federal –, e do livro Retrospectiva Fotojornalismo 2000, da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos.
É autor de Ue’Paesà (Fotograma, 1997), Kazuo Ohno (Cosac & Naify, 2003), Ballet Stagium 35 anos (Fotograma, 2008) e, a convite da Fundação Pró Memória de São Carlos, de São Carlos de todos os povos (Fotograma, 2008). Em 2011, lançou o livro Fotografia de espetáculo (Photos). Realizou também a exposição Paesani, no Sesc Pinheiros.
Em 2012, integrou a exposição Ocupação Ballet Stagium, no Instituto Itaú Cultural, a exposição Antunes Filho, Poeta da Cena, no Sesc Consolação, lançando na ocasião o livro de mesmo nome pelas Edições Sesc. Em 2015, lançou o livro Kazuo e Yoshito Ohno pelas Edições Sesc e foi premiado com o 58º Prêmio Jabuti pela publicação. Em dezembro de 2017, lançou o livro Itália mia!. Atualmente fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Fotograma Imagens.
https://www.fotogramaimagens.com.br/
@emidioluisi