FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Provas Materiais das Passagens

Provas Materiais das Passagens

Júlia MilwardbyJúlia Milward
21 de July de 2024
in Photo Essay

Finalist in FotoDoc Photo Contest 2024

Como representar um lugar que foi usado para fazer desaparecer os inimigos do Estado? Como pensar a paisagem a partir do que ela encobre? Visto do espaço, o Deserto do Atacama é uma mancha marrom no mapa. A ausência de umidade aproxima o céu da Terra, dando a impressão de que se esticarmos os braços conseguimos tocar as estrelas.

O clima árido da terra castigada e impregnada de sal faz com que restos humanos se mumifiquem e os objetos permaneçam. Esse lugar de mistérios terrenos e celestes está pleno de evidências do passado: peixes moluscos petrificados, minerais enterrados, corpos despedaçados e preservados como pedras.

Fui ao Atacama atrás de algo que pudesse representar ou fazer ver algo que fizesse recordar as vítimas políticas do Governo Pinochet, que usou o deserto para esconder as atrocidades cometidas contra aqueles que se opunham ao sistema ditatorial implementado com apoio da CIA. A cidade mineradora e fantasma Chacabuco foi usada como campo de concentração, lugar esse que já trazia desde sua fundação os abusos do sistema de industrialização do século XIX. Quis inventar uma memória para recordar aquilo que não pôde ser visto. Recupero os índices encontrados no território compondo uma cartografia edificada pela conjunção entre os passos próprios e dos desaparecidos. Assim, no vagar, atravessar o espaço através do aparato fotográfico, seguindo passadas alheias, arrancar do território as coisas mais ou menos vistas e propor uma narrativa para recordar aqueles foram forçados a partir antes.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Júlia Milward

Júlia Milward

Fotógrafa-artista-pesquisadora-educadora. Parte da noção de reprodução/cópia, inerente ao dispositivo fotográfico, para compor uma poética da repetição, que estabelece um diálogo entre história da fotografia, micro-história e memória coletiva. Doutora em Artes Visuais pela Universidade de Brasília [2021]. Mestra em Artes Visuais pela UnB [2014] e em Fotografia Contemporânea pela École Nationale Supérieure de la Photographie [2011]. Bacharel em Artes Plásticas (opção Fotografia) pela Université Paris VIII [2008] e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora [2007]. Expôs coletivamente 84 vezes em 6 países diferentes [Brasil, França, China, Canadá; Itália; Portugal]. Individualmente 9 vezes. Participou de 19 publicações e 5 residências artísticas. Ganhou 7 prêmios [Arca-Suiss + Transborda + Funarte + 15o Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos + Prêmio X do Diário Contemporâneo + PH Museum Prize + Prix Centro Foto Copa/AF] e foi indicada para o Prêmio Pipa [2016].

Related Content

Related Posts

Entre Ecos e Espelhos
Photo Essay

Entre Ecos e Espelhos

Este ensaio é um percurso entre presenças e ausências refletidas. Em cada imagem, há um corpo — às vezes inteiro,...

bynilo2anjos
4 de June de 2025
When Flowers Bloom
Photo Essay

When Flowers Bloom

In this series I bring color back into my black and white photographs through hand embroidery. By stitching blooming flowers...

byJulia Zyrina
4 de June de 2025
Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão
Photo Essay

Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão

O non é um pão típico da Ásia Central. Seu consumo é envolto em simbologias e rituais: o non não...

byDaniel Pereira Leite
3 de June de 2025
Trabalho e Teto: O Corpo e a Comunidade na Luta por Moradia
Photo Essay

Trabalho e Teto: O Corpo e a Comunidade na Luta por Moradia

Neste ensaio, o canteiro de obras se transforma em território de resistência e afeto. As imagens documentam a ação voluntária...

byCarolina dos Santos Rodrigues
3 de June de 2025
Prioridades
Photo Essay

Prioridades

Um hospital, onde quer que esteja, é sempre um espaço onde emoções intensas e inesperadas emergem, reais, cruas, muitas vezes...

byMarina Magnelli
3 de June de 2025
Cultus – Madonna della Desolata
Photo Essay

Cultus – Madonna della Desolata

"Cultus" is an evolving photographic project that aims to document how over time, some religious rites have evolved into real...

bynønløsô
2 de June de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023