FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Home Articles

João Paulo Guimarães: ver a morte de perto

Érico EliasbyÉrico Elias
24 de May de 2022
in Articles
João Paulo Guimarães: ver a morte de perto

A morte de centenas de animais silvestres, como o quati acima, é um dos efeitos dos incêndios sem controle no Pantanal. Foto: João Paulo Guimarães

Enquanto o Pantanal ardia em chamas, consumido pelas maiores queimadas já registradas nesse bioma, o fotógrafo João Paulo Guimarães, um dos primeiros a chegar à região, divulgou um relato que chamou a atenção pela tristeza e desolação. “Do lado de fora, vejo a calamidade. Perto de Poconé (MT), focos de incêndio. A fumaça e a velocidade do ônibus atrapalham, mas aperto o olhar e avisto uma cena brutal. O corpo duro e sem vida de uma jaguatirica. Grito para pararem o ônibus e desço para fotografar. O ar é pesado. Os olhos do animal brancos e a língua de fora, como se tivesse tentando sorver o pouco que ainda restava do ar do Pantanal”.

Publicadas originalmente no site da ONG Repórter Brasil e acompanhadas de fotografias de animais mortos ou desnorteados pelo fogo, as palavras de Guimarães se alastraram na mesma velocidade dos incêndios, sendo republicadas em diversos portais de notícias. As queimadas, que historicamente ocorrem na época de estiagem, aumentaram muito em 2020 por obra de fazendeiros da região para aumentar áreas de pastagens, como foi comprovado por investigações da Polícia Federal. Para o fotógrafo, a atmosfera seca, poeirenta e esfumaçada lembrou histórias sobre o fim do mundo.

João Paulo Guimarães vive em Belém (PA) e resolveu ir até o Pantanal para ver de perto a situação assim que tomou conhecimento das primeiras notícias sobre os incêndios. Ele conta que não conseguia mais ficar em casa. Comprou com milhas um bilhete para voar da capital paraense até Cuiabá (MT) e, de lá, desceu de ônibus para Porto Jofre (MT), atravessando a Rodovia Transpantaneira.

Tudo começou porque fazendeiros colocaram fogo na mata para aumentar as áreas de pastagem, segundo a Polícia Federal. Foto: João Paulo Guimarães
Jaguatirica morta na beira da estrada Foto: João Paulo Guimarães
Uma fêmea de cervo e seu filhote se abrigam em uma área verde. Foto: João Paulo Guimarães
Carro do Corpo de Bombeiros em meio à densa fumaça que cobre a região. Foto: João Paulo Guimarães

Ainda existe otimismo

Durante o tempo em que permaneceu na região, hospedado em Porto Jofre, Guimarães teve suas retinas saturadas pela destruição. Ele fazia saídas diárias na Transpantaneira, a partir da qual realizava incursões para fotografar os focos de queimadas. Teve a ajuda do jornalista Leandro Barbosa, que conheceu no local. “Ele me ajudou demais com caronas e conselhos. Graças a ele, pude desenvolver o trabalho divulgado nas redes sociais e em veículos de comunicação”, explica o fotógrafo. 

Por viver na Amazônia, Guimarães tem sentido de perto esse movimento de avanço da destruição predatória. Não hesita em imputar ao atual governo grande parte da responsabilidade pelo que está ocorrendo. “A demarcação de terras indígenas é lei. Antes desse governo, existia uma sensação de que as coisas demoravam, mas aconteciam. Existia diálogo e entendimento. Antes o fazendeiro queimava e grilava as terras, mas a fiscalização era real. Existia a corrupção, mas também existia a punição e as multas. Agora não, é claro o projeto de desarticulação e desmantelamento dos órgãos como Ibama e ICMBio”, denuncia. 

Apesar do cenário sombrio no presente, Guimarães não perde o otimismo. O retorno positivo que recebeu depois de seu relato ter viralizado demonstrou a ele que muitas pessoas realmente se importam com a preservação do meio ambiente e sentem a necessidade de fazer algo para conter o avanço da destruição. “Ainda tem muito carinho e gente solidária nas redes sociais, não apenas as hienas e os robôs das fake news. O Pantanal é um tema que pode nos unir de novo. Parece ingênuo, né? Mas ainda acredito”, garante.

Veterinário tenta salvar um quati. Foto: João Paulo Guimarães
Foto: João Paulo Guimarães
Avanço do incêndio é interrompido apenas pelo traçado da estrada. Foto: João Paulo Guimarães

Nascido em Abaetetuba (PA), o fotógrafo de 41 anos começou na publicidade. Em 2008, migrou para a fotografia social, fazendo ensaios infantis, de casais e cobertura de eventos na capital paraense. Esse movimento despertou nele o interesse pela cena urbana, o que acabou direcionando sua carreira para o fotojornalismo e o documental. Atualmente, ele é um profissional independente e atua como freelancer, desenvolvendo as próprias pautas e vendendo para agências, como France Press e Associated Press, e para veículos de comunicação, como The Guardian, O Globo, UOL e Repórter Brasil. Paralelo a isso, faz uma documentação de longo prazo sobre a Amazônia. E tem ainda um lado militante, colaborando com canais alternativos, como Mídia Ninja e Jornalistas Livres, para mostrar assuntos que não entram no radar da chamada “grande mídia”.

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 289

Tags: BrasildocumentalÉrico EliasJoão Paulo Guimarãesmeio ambientenaturezaPantanalqueimadasvida selvagem
Érico Elias

Érico Elias

Related Posts

Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
News

Fabio Teixeira conquista o Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Em sua segunda edição, o Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 consagrou como ganhador geral o fotógrafo Fabio Teixeira, com o Portfólio...

byFotoDoc
1 de October de 2024
Entre a vida e a morte nas ruas
Profiles

Fabio Teixeira: fotografia e empatia

Nascido em Piracicaba (SP), Fabio Teixeira vive e trabalha no Rio de Janeiro (RJ), onde atua como fotojornalista e...

byFotoDoc
30 de September de 2024
(Dis)closure
Profiles

Josiane Dias: arte, documento, denúncia

Como retratar o absurdo que se apresenta diante dos olhos de todos e ao mesmo tempo encontra-se naturalizado? Simplesmente...

byFotoDoc
30 de September de 2024
Remember me
Profiles

Cristina Cenciarelli : um grito silencioso

Todos os anos, milhares de mulheres morrem ao redor do mundo pelas mãos de seus próprios companheiros, vítimas de...

byFotoDoc
30 de September de 2024
Até
Profiles

Claudia Tavares: imagens coletivas

Colecionar imagens de tempos e espaços distintos, relacioná-las por meio da justaposição, fazendo com que funcionem coletivamente, agindo umas...

byFotoDoc
30 de September de 2024
Bordando a Rocinha – Sobrepondo realidades
Profiles

Daniela Vignoli: transformando realidades através da arte

A favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), é uma das maiores do mundo. Sua representação nos meios...

byFotoDoc
30 de September de 2024
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023