FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Isolamento Social: Sem Cor, Sem Vida

Isolamento Social: Sem Cor, Sem Vida

Dheniffer WagatabyDheniffer Wagata
8 de May de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

Durante a pandemia, fotografei minha própria família. Registrei o silêncio que se espalhava pela casa, os olhares que buscavam abrigo uns nos outros, os dias que passavam iguais — desbotados. Este ensaio nasceu do confinamento, mas também do afeto.

É um testemunho do que fomos quando o mundo parou: medo, ansiedade, cansaço, mas também cuidado. A ausência de cor nas imagens reflete aquilo que sentimos: a vida em suspensão, o tempo embaçado, a esperança rarefeita. Não são apenas fotografias — são cicatrizes visíveis de um tempo invisível. Um modo de dizer, sem palavras, o que ficou em nós depois do isolamento. É um retrato íntimo da dor silenciosa que habitou tantas casas. A minha foi só mais uma delas.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2026

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata Barbosa Cardoso é bacharel em Direção de Arte pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Marketing Digital. Fotógrafa profissional formada pelo Senac Goiás Cora Coralina, também é editora de vídeo e especialista em efeitos visuais pela Escola de Artes Visuais Imageria Criativa. Co-fundadora do Coletivo de Mídia Independente Desneuralizador, Dheniffer atua há cerca de uma década no campo audiovisual, com experiência que abrange da direção de arte à edição e aos efeitos especiais. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido por sua potência estética e compromisso político. Em 2021, foi laureada com o 1o lugar na categoria Ensaio Fotográfico do 3o Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos, com o projeto “ISOLAMENTO SOCIAL: SEM COR, SEM VIDA”, no qual assinou a direção de fotografia. Em 2022, seu filme “O Rei do Congo” obteve menção honrosa do júri e 1o lugar no Júri Popular Presencial na mostra competitiva do Festival de Cinema e Memória Cerratenses, onde desempenhou as funções de diretora, roteirista e diretora de fotografia. O mesmo filme recebeu menção honrosa no 6o Curta Canedo, sendo agraciado com o Troféu Ceci Pinheiro, na categoria Cinema pela Igualdade Racial e Valorização da Mulher. Ainda em 2022, foi premiada com o 1o lugar no Júri Popular Virtual da mostra competitiva do mesmo festival, pelo filme “Raízes: um facão, uma picareta e um pilão”, no qual atuou como roteirista e produtora. Em 2016, Dheniffer foi reconhecida com menção honrosa do júri na 16a Goiânia Mostra Curtas, com o filme “Operação 2,80: e a revolta popular só aumenta”, assinando a direção de fotografia. No 9o Festcine Goiânia (2019), o longa documental “Não Tem Arrego”, com direção de fotografia de sua autoria, foi destaque na categoria Documentário. Em 2022, o mesmo filme conquistou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora na Favera IX – Mostra É Nóis Goiás de Longas e Médias, mantendo Dheniffer na direção de fotografia.

Related Content

Related Posts

Linha do Retorno
Photo Essay

Linha do Retorno

Linha do Retorno nasce do reencontro com o sertão onde cresci. Nasci no semiárido piauiense, deixei minha terra natal em...

byJoel Alencar
26 de December de 2025
Onde a Pedra Fala
Photo Essay

Onde a Pedra Fala

As pinturas rupestres em Itatiaia não falam — sussurram. São vestígios de um gesto antigo que não pretendia permanecer, mas...

byCláudia Fernandes Moraes
25 de December de 2025
Entre Cidades, Pessoas e Histórias
Photo Essay

Entre Cidades, Pessoas e Histórias

Entre Cidades, Pessoas e Histórias é um ensaio fotográfico que acompanha a Limusine do Agreste (toyota bandeirante) como mais do...

byHigor Evangelista
24 de December de 2025
cicatrizes da memória
Photo Essay

cicatrizes da memória

Cicatrizes da memória.

bypaulodetarso
23 de December de 2025
Despacho
Photo Essay

Despacho

Um movimento de entrega daquilo que recebeu, a qual, da mesma forma que trouxe o colorido também gerou tonalidades incolores....

byJoseane Cancian
23 de December de 2025
Imprints
Photo Essay

Imprints

I am deeply moved by the theme of disappearance, of fading connections, of what slowly slips away from life and...

byIrina Ebralidze
18 de December de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected Entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023