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Capoeira: corpo e ancestralidade do negro

A retratada* posa segurando os principais instrumentos da capoeira: berimbau, caxixi e baqueta. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico. *Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista

Capoeira: corpo e ancestralidade do negro

David SousabyDavid Sousa
23 de May de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

Falar de Capoeira é falar de Corporeidade, de Corpo. Falando de corpo se fala de movimento, de dança, de esporte, de ginga. Esta, singular e com forma própria de se expressar, através de malícias, molejo e ritmos. Liberta e se deixa envolver, entra firme, mas com leveza, busca equilíbrio com o desequilibrar dos movimentos, uma luta dançante, uma dança lutadora, paradoxalmente levando, trazendo, buscando e perpetuando a ancestralidade africana e a negritude.

A capoeira é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares. Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Esse recorte destaca a artista Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, natural de Caxias/MA, capoeirista, popularmente conhecida como Tesoura, uma menção a um dos movimentos da capoeira em que consiste envolve-se o adversário com as pernas movimentando-as em sentido contrário, de modo a derrubar o adversário. Através das imagens podemos perceber a força e representatividade que ela passa através das vertentes já citadas: corpo, ancestralidade e negritude.

A retratada* posa tocando o berimbau, fazendo uso também da baqueta e caxixi. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico.
*Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista
A retratada* posa exibindo o caxixi, um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançado, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça. Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílico, arroz, conchas ou sementes secas no interior para fazê-lo soar. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico.
*Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista.
A retratada* faz movimento da capoeira, ao lado do berimbau, baqueta e caxixi, principais instrumentos desse esporte. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico.
*Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista.
A retratada* posa com as mãos sobre o berimbau, o principal instrumento da capoeira. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico. *Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista.
A retratada* faz movimento da capoeira, estando à sua frente, em evidência, o berimbau, a baqueta e o caxixi, principais instrumentos desse esporte. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico.
*Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista.
A retratada* faz movimento da capoeira, estando à sua frente o berimbau, a baqueta e o caxixi, principais instrumentos desse esporte, ambos no chão. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico.
*Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista.
A retratada* posa segurando o berimbau e a baqueta, com o caxixi no chão. O registro foi feito no pátio aberto do CEFOL – Centro de Folclore de Caxias – MA, na data de 11 de junho de 2022. A encenação foi proposital, parte para a realização do conjunto fotográfico.
*Rosemary Almeida, mulher, negra, brasileira, capoeirista.

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David Sousa

David Sousa

Artista visual natural de Caxias, Maranhão, formação em Matemática Licenciatura pela UEMA (2012), possui curso Técnico em Serviços Públicos pelo IFMA (2010), membro efetivo da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão – ASLEAMA, palestrante, curador e fotógrafo. Já realizou várias exposições fotográficas, entre físicas e virtuais, dentre elas: A Princesinha (2017); Caxias em Raio X (2017); Mulheres Autorais (2018): Populário da Princesa (2018); DiverCidade (2019); A Invisibilidade das Tradições (2019); Elas sendo Elas (2020); Eles S/A Homens de Sucesso (2020); Caxiensidade em Detalhes (2020); Invisíveis Presentes (2020), Exposição Coletiva Olhar Divino (2022), dentre outras. Também já participou, através de fotografias, de alguns livros tais como: ‘Cultura e Legado: A contribuição de Manoel Páscoa para Caxias’(2019), de Clara Lopes Jovita, ‘Por Ruas e Becos de Caxias’ (2020), de Eziquio Barros Neto e Antologia Fotográfica Urbs Brasil (2022). Neste ano, em fevereiro, recebeu o Prêmio Cazumbá pelos trabalhos fotográficos prestados em divulgação do turismo, história e cultura de Caxias/MA.

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