FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
A serra que chorou

Gruna #1. Imagem do Ensaio "A serra que chorou", de Luiz Maudonnet, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

A serra que chorou

Luiz MaudonnetbyLuiz Maudonnet
30 de June de 2023
in Photo Essay

Finalist in FotoDoc Photo Contest 2023

“Essa cidade condenada à nostalgia, atormentada pela miséria e pelo frio, ainda é uma  ferida aberta do sistema colonial na América: uma acusação.”
 – Eduardo Galeano, “Veias abertas da América Latina”, p.56

O Brasil vive aprisionado à sina dos colonizados: seu futuro foi determinado pela demanda de potências estrangeiras. Os produtos que cruzavam os mares do novo para o velho mundo fizeram, de suas terras natais, tesouros a serem pilhados. No caso da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, o tesouro foi o diamante. Durante centenas de anos diamantes foram arrancados dos solos abundantes até a terra secar. Hoje restam as cicatrizes deixadas pelo processo garimpeiro, evidências do sistema de exploração das terras do novo mundo.

A serra que chorou é um projeto que, ao investigar a memória do garimpo, fala do aprisionamento em que foram encerradas as populações locais pelo processo de colonização.

As marcas físicas deixadas pela atividade mineira na região criaram minas abandonadas que rasgam o chão. Fotografadas de dentro para fora, só vemos uma única luz a entrar pela fresta. A luz que brilha como o diamante – a ilusão da riqueza – é também o feixe que ilumina uma cela de prisão.

Os moradores da Chapada que tem relação direta ou indireta com a era do garimpo são os últimos que carregam essas histórias. Retratados dentro das minas que eles ou seus ancestrais trabalharam, revelamos estes personagens com pouco incidência de luz, como se confinados dentro das minas.

Um lago que é, na verdade, um poço artificial, criado para lavar a terra produzida pela escavação; rochas que se erguem como monumentos não foram esculpidas por processos naturais, mas retiradas da terra na busca por diamantes; fendas que cortam as rochas hoje são as entradas de diversas minas abandonadas. Estas paisagens que se mesclam com a flora local são um atestado da manipulação do homem.

Na serra, hoje, brilham somente as luzes dos povoados que abrigam as poucas famílias remanescentes da era do diamante. As vidas que ficaram quando os colonizadores, já abastecidos de riquezas, partiram.

“A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra”.

Vila na Serra
Chicão, ex-garimpeiro
Gruna #13
Poço do Brejo
Gruna #3
Chicão, ex-garimpeiro
Nem, Filho de Garimpeiros

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Luiz Maudonnet

Luiz Maudonnet

Acredito que a fotografia e o cinema são mecanismos que permitem a conexão entre diferentes universos sociais e pessoais. Com essa afirmação em mente, meu objetivo como fotógrafo e cineasta é discutir temas relevantes sobre o presente e o passado do território brasileiro, estimulando a discussão sobre a cultura local e à construção da identidade cultural brasileira.

Related Content

Related Posts

Viva o Candobe
Photo Essay

Viva o Candobe

Um dia de manhã por Montevidéu trouxe toda a beleza do candobe.

byOscar De Castro
2 de July de 2025
MetamorphosiS
Photo Essay

MetamorphosiS

É sobre a dor que consome e transforma. Uma dor tão avassaladora que obriga a se recolher, a criar um...

byTeresa Marques
2 de July de 2025
Para além do concreto, o céu
Photo Essay

Para além do concreto, o céu

“Para além do concreto, o céu" apresenta recortes de vistas do alto da metrópole de São Paulo. O ensaio propõe...

byCarolina Lacaz
2 de July de 2025
Memory In Ruins (2025)
Photo Essay

Memory In Ruins (2025)

The house built by my grandparents, Lina and Gennaro, Italian immigrants who arrived in Buenos Aires in the mid-20th century,...

byYasmin Natalia Pesce
2 de July de 2025
Cidades Recriadas
Photo Essay

Cidades Recriadas

A paisagem é um dos maiores exemplos dos quais não se pode confiar na fotografia como prova do real. A...

byIsis Vieira
2 de July de 2025
Lençóis em Ipanema
Photo Essay

Lençóis em Ipanema

Este ensaio acrescenta uma interpretação onírica à praia de Ipanema, onde tecidos vibrantes em suspensão foram criados com Inteligência Artificial,...

byAndré Motta
2 de July de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023