Mahaut Azéma

Mahaut Azéma

Mahaut é artista, fotógrafa e cineasta, vive e trabalha em Paris, cidade onde nasceu, e formou-se em junho de 2025 no mestrado em fotografia/vídeo da École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris.
Privilegiando uma abordagem de investigação de campo, Mahaut desenvolve uma escrita documental colorida, na qual o retrato constitui uma ferramenta central. Como principal ferramenta de documentação, ele lhe permite estabelecer um processo colaborativo de engajamento com seus protagonistas. Essa abordagem horizontal vai além da observação ao criar vínculos duradouros com seus encontros. Ela é essencial para transmitir conteúdos frequentemente urgentes, tanto social quanto historicamente.
Ela se interessa particularmente pela representação de culturas periféricas, assim como por suas formas de resistência e de visibilidade que emergem de uma herança colonial compartilhada entre o Ocidente, a África e a América Latina.
Hoje, a fotografia e o vídeo são, para ela, meios de explorar em profundidade, para além de seu cotidiano, universos por vezes subversivos, por meio da viagem e da aventura.