Wizards and Healers: BANTU Magic Across Africa, Cuba, and Maranhão
Unraveling the African diaspora reveals Latin America as the undisputed epicenter of the extraordinary. This truth emerges through exploring centuries-old...
Read moreDetailsMárcio Vasconcelos, maranhense de São Luís (MA), fotógrafo profissional autodidata e independente. Dedica-se à pesquisa e registro da Cultura Popular e Religiosa dos afrodescendentes no Brasil, especialmente no Estado do Maranhão. Seus trabalhos aliam a fotografia a uma vasta pesquisa antropológica e social.
PRÊMIOS E LIVROS
É autor dos livros Arte nas Mãos: Mestres Artesãos Maranhenses (Sebrae, 2007); Nagon Abioton – um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa de Nagô (Programa Petrobras Cultural, 2009); Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão (Editora Pitomba, 2016, 1o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras da Fundação Cultural Palmares – Petrobras); Na Trilha do Cangaço: o sertão que Lampião pisou (Vento Leste, 2016), ensaio fotográfico vencedor do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e finalista do Prêmio Conrado Wessel 2011; Visões de um Poema Sujo (Vento Leste, 2017), ensaio fotográfico, inspirado no Poema sujo, de Ferreira Gullar, vencedor do XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e finalista do Prêmio Conrado Wessel 2014; e Bumba meu boi do Maranhão (Edição do autor, 2021), vencedor do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
Outras premiações:
Menção Honrosa no 3o Concurso Ibero-americano de Fotografias, promovido pela Embaixada da Espanha, com o ensaio “Incorporados”.
Menção Honrosa no Concurso de fotografias do Centro Regional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina 2012 - CRESPIAL, com o Trabalho “Tambor de Mina”. Selecionado para leitura de portfólios em Santo Domingo – República Dominicana, no Trasatlantica/PhotoEspaña 2012, com o projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”. Finalista do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia 2019, com o projeto Bruxos e Curandeiros – “A magia bantu entre África, Cuba e Maranhão”.
Vencedor da convocatória do Festival de Fotografia de Paraty 2021, com o ensaio “Bruxos e Curandeiros”.
Vencedor do "Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2022", com a séria "Fé no São João".
Finalista dos Prêmios Nacional de Fotografia Pierre Verger de 2019 e 2024.
Vencedor do Salão de Artes do Maranhão 2024
Em 2025 foi júri do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
Unraveling the African diaspora reveals Latin America as the undisputed epicenter of the extraordinary. This truth emerges through exploring centuries-old...
Read moreDetailsVertente Fotografia © 2023