To the Beings of Metamorphosis
"Exu killed a bird yesterday with a stone thrown only today." Exu—being of the crossroads, of exchange, of movement,...
Paulo D’Alessandro nasceu em 1967, em São Paulo, onde vive e trabalha. Teve como mestres em fotografia, Dimitre Lee, Rui Mendes, Mauro Holanda, Marcos Magaldi, com quem iniciou sua carreira de fotógrafo. Antes de seguir para Barcelona (Espanha), em 1991, foi aluno de João Musa, no curso “Controle de Tons” (Escola Focus, 1990). Estudou, então, fotografia na Escuela de Altos Estudios de la Imagen y el Diseño, em Barcelona, onde foram seus professores, entre outros, Manolo Laguillo , Manel Ubeda, Humberto Rivas, Lola Montserrat, Mariano Zunzunaga. Em 2002, um autorretrato de sua autoria recebeu a Menção Honrosa na 9o Mostra de fotografia Jove- Generalitat de Catalunya. Antes de voltar para o Brasil, foi destacado com o primeiro prêmio na 10a Mostra de Fotografia Jove Generalitat de Catalunya. Já em São Paulo, trabalhou como fotógrafo no jornal NP- Folha de São Paulo, e continuou desenvolvendo seu trabalho autoral dentro das artes plásticas, participando de diversas exposições, tendo também suas obras fotográficas fazendo parte de coleções particulares e públicas, como do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Pinacoteca do Estado de São Paulo (PINA) entre outras. Foi muito importante para o desenvolvimento de sua carreira como fotógrafo, a participação em grupos de estudo. Entre eles, destacam-se o Grupo de Estudos de Fotografia (orientador-Eduardo Castanho, Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 1994); Grupo de estudos de fotografia (orientador – Eduardo Brandão, Escola 3o Andar, São Paulo, 2007/2001) e Fotogramas (orientador- Joan Fontcuberta, Mês Internacional de fotografia, SESC Pompeia, São Paulo, 1994). Criou, em 1994, juntamente com a fotógrafa Domitilia Coelho, a empresa “Domitilia & D’Alessandro”, que hoje é referência no mercado de fotografia de eventos sociais.
"Exu killed a bird yesterday with a stone thrown only today." Exu—being of the crossroads, of exchange, of movement,...
“…no people who endured all this as daily life across centuries would emerge unmarked…” —From The Brazilian People: The Formation...
This photographic essay is an intimate, poetic, and harsh story about the experience that many women silently endure during...
Between November 2022 and September 2023, Azerbaijan and Turkey imposed a total siege on the indigenous Armenian population of...
This work began in the early 2000s during a high school field trip to Redenção—Ceará’s first city to free...
I am lesbian and I did not succeed in talking to my grandparents about me, about the real me....
Vertente Fotografia © 2023