FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • FinalistsNEW !
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • FinalistsNEW !
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Ficção Científica

Ficção Científica

Mario GrisollibyMario Grisolli
13 de May de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

“Ficção Científica” é um ensaio visual que tensiona os limites entre o real e o especulativo, entre o documental e o simbólico. A obra parte de um procedimento técnico — a sobreposição de radiografias e fotografias de um mesmo corpo — para construir imagens híbridas que operam como cartografias subjetivas. Mais do que representar o corpo, o projeto o transforma em um campo expandido de investigação sobre o tempo, o desejo e as formas de existência no presente.

A escolha por utilizar radiografias — registros clínicos do invisível — associadas a retratos fotográficos — vestígios da aparência — propõe uma reflexão sobre a relação entre forma e interioridade, sobre o visível e o latente. Nesse jogo entre transparência e opacidade, o ensaio cria uma poética visual que convoca o espectador a reimaginar o corpo como território simbólico, atravessado por redes afetivas, sociais e políticas.
Embora essas imagens tenham sido produzidas um pouco antes, “Ficção Científica” amadureceu conceitualmente no contexto da formação artística do autor, concluída em 2025 na UERJ, e situa-se no cruzamento entre fotografia expandida, arte contemporânea e crítica. O projeto articula um olhar que busca, nas fissuras da realidade, os rastros de futuros possíveis, construindo uma narrativa especulativa a partir das tensões do agora.

Sua pertinência no contexto do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025 se dá justamente pela sua potência crítica e formal. Ao explorar a fotografia como linguagem em transformação — atravessada pela materialidade, pela memória e pela ficção —, o trabalho se alinha às práticas que desafiam o campo documental clássico e propõem novas formas de olhar e narrar o mundo. É uma contribuição autoral e consistente ao debate sobre o papel da imagem no enfrentamento das crises contemporâneas e na elaboração de imaginários alternativos.

As imagens da série foram construídas a partir da sobreposição digital de radiografias e fotografias digitais de um mesmo corpo. As radiografias foram previamente digitalizadas e as fotografias produzidas com câmera digital. A fusão das imagens foi realizada no Photoshop, por meio de técnicas de transparência, mesclagem de camadas e ajustes cromáticos. Embora tenham sido aplicados filtros e recursos visuais, não houve alterações significativas na forma original das imagens. O objetivo foi criar uma composição simbólica e especulativa a partir de materiais reais – o corpo fotografado por dentro e por fora -, mantendo a integridade visual dos elementos documentais envolvidos.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Mario Grisolli

Mario Grisolli

Fotógrafo desde 1986, iniciou sua trajetória na fotografia de arquitetura, área em que se especializou ao longo da década de 1990, colaborando com importantes revistas nacionais e internacionais. No final dos anos 1990, passou a atuar no mercado de arte, registrando obras para casas de leilão no Rio de Janeiro e reproduzindo mais de 30 mil trabalhos. Essa experiência o aproximou da arte contemporânea e impulsionou o desenvolvimento de um trabalho autoral que questiona os limites do dispositivo fotográfico, explorando relações com o espaço, a matéria e a atualidade. Co-fundador do coletivo audiovisual Cactos Intactos, com o qual produziu 20 curtas entre 2004 e 2006, desde meados da década de 2010 expande sua prática para outros meios, como o desenho e a gravura.

Related Content

Related Posts

To the Beings of Metamorphosis
Photo Essay

To the Beings of Metamorphosis

"Exu killed a bird yesterday with a stone thrown only today." Exu—being of the crossroads, of exchange, of movement, of...

byPatrick Arley
10 de August de 2025
Postcard
Photo Essay

Postcard

This series employs Rio de Janeiro’s classic symbols—Christ the Redeemer, Sugarloaf Mountain, Copacabana’s shoreline—to challenge the city’s idealized image, long marketed...

byAndré Nazareth
10 de August de 2025
City in Ashes
Photo Essay

City in Ashes

From the felling of surviving urban trees to the burning of trunks, this film confronts urgent environmental crises while provoking...

byNivaldo Carvalho
10 de August de 2025
After the Rain
Photo Essay

After the Rain

After the Rain is an essay capturing the deep scars left—not just on urban landscapes but on survivors' lives—one year after...

byPriscila Ribeiro
10 de August de 2025
Devotion
Photo Essay

Devotion

Whether you believe in God or not, we cannot ignore that millions on this planet engage in religious acts or...

byAlexander Decoster
10 de August de 2025
ECO EGUM
Photo Essay

ECO EGUM

“…no people who endured all this as daily life across centuries would emerge unmarked…” —From The Brazilian People: The Formation and...

byVinicius Xavier
10 de August de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Finalists
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023