FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Mundos Paralelos

Mundos Paralelos

MozetobyMozeto
6 de March de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

A fotografia me fascina por quase incontáveis razões e a possiblidade de produzir dípticos com minhas fotografias é um caso muito especial e é uma frente de minha produção fotográfica que sempre ganhou lugar de destaque. Isto porque a criação de dípticos permite, por assim dizer, expandir os limites das fotografias e das histórias contadas.

As imagens justapostas revelam ou constroem novas camadas ou novas realidades que complementam ou que contrastam as duas imagens comparadas como num jogo de ilusões, de fantasias. É como se, de repente, o significado do tempo e do espaço fossem alterados. Ou como se os limites físicos e imaginários da fotografia fossem expandidos. Como se os diversos elementos da fotografia sofressem um processo de ressigificação, expandindo assim os limites (ou os alcances) das fotografias originais que se comparam no díptico.

No projeto ora apresentado busco, no sentido mais amplo, integrar a percepção estética, a reflexão filosófica e a sensibilidade ecológica, mostrando que a relação do homem com a natureza não é meramente utilitária, mas também espiritual e existencial. As imagens apresentadas não são meros cenários estáticos, mas sim expressões visuais de uma realidade interligada, em que a contemplação estética e a consciência ambiental se fundem, convidando- nos a repensar nosso papel no mundo. As imagens geradas na forma de dípticos consideram não apenas os elementos visíveis, mas também as complexas interações entre o ambiente, a sociedade e a subjetividade humana. Essa abordagem pode revelar como estamos conectados com o mundo natural e como nossas ações impactam o equilíbrio ecológico e social.

Em meus dípticos ressignifico a minha fotografia e, tenho a nítida sensação, que também ressignifico a mim mesmo; meus sonhos; meus acertos e desacertos; a minha vida.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Mozeto

Mozeto

Professor universitário aposentado. Fotógrafo com trabalhos sobre a vida e costumes rurais, imagens vernaculares (arquitetura e paisagens) de novas topografias brasileiras (rurais e urbanas), retratos (ambientais), fotografia de rua e imagens abstratas/surreais. Autor dos livros ‘Rurais’ (Editora Origem. 2021; curadoria de Juan Esteves), ‘Entre Olhares. Imagem e palavra’ (produção independente; Vieira, J. et al. Fragma Imagem. 2022) e ‘Assombrações’ (2023; produção independente; curadoria de Roberto Cecato). Autor de diversos fotozines eletrônicos (https://wordpress.com/view/antoniomozetophotography) e séries fotográficas temáticas na plataforma digital ‘Edge of Humanity Magazine’ (https://edgeofhumanity.com/2023/06/02/urban-mystery/; https://edgeofhumanity.com/ 2020/02/11/the-other-brazil-portraitphotography/; https://edgeofhumanity.com/2019/03/07/farm-4/). Estudou no International Center of Photography (ICP) de Nova Iorque-EUA (maio-junho/2017). De 2019-presente realizou mais de 25 exposições individuais e coletivas. Finalista do Festival Internacional de Fotografia de Paraty (PEF) e do Festival de Fotografia de Paranapiacaba (2020). Menção honrosa no TIFA 2021 (Tokyo International Foto Awards). Finalista do Enfoque Conecta Platform, Enfoque Visual Magazine e LAP Foundation – Latin America Photography Foundation of Bogotá- Colômbia (2022)

Related Content

Related Posts

Ficção Científica
Photo Essay

Ficção Científica

"Ficção Científica" é um ensaio visual que tensiona os limites entre o real e o especulativo, entre o documental e...

byMario Grisolli
13 de May de 2025
Barro, chama e espírito
Photo Essay

Barro, chama e espírito

Registros do cotidiano de um oleiro solitário na zona rural e que lida com a tristeza e cansaço da vida...

byVinícius Salvador
13 de May de 2025
A Arte de Curar o Tempo
Photo Essay

A Arte de Curar o Tempo

O ensaio "A Arte de Curar o Tempo" convida o olhar a se aproximar do que geralmente passa despercebido: os...

byMaria de Minas
12 de May de 2025
Qual história contamos
Photo Essay

Qual história contamos

Esse trabalho começou em meados de 2000, numa excursão do ensino médio com o professor de História para a cidade...

bySabrina Moura
12 de May de 2025
Cores (In) Visíveis
Photo Essay

Cores (In) Visíveis

Neste ensaio, Maria de Minas reconstrói paisagens através da cor, explorando os limites entre percepção e representação. As imagens, captadas...

byMaria de Minas
12 de May de 2025
Acampados na fé
Photo Essay

Acampados na fé

O ensaio é um registro documental com viés onírico, aliás um perfil do meu trabalho, para mostrar os bastidores dos...

byMagali Abreu
12 de May de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023