FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Mundos Paralelos

Mundos Paralelos

MozetobyMozeto
6 de March de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

A fotografia me fascina por quase incontáveis razões e a possiblidade de produzir dípticos com minhas fotografias é um caso muito especial e é uma frente de minha produção fotográfica que sempre ganhou lugar de destaque. Isto porque a criação de dípticos permite, por assim dizer, expandir os limites das fotografias e das histórias contadas.

As imagens justapostas revelam ou constroem novas camadas ou novas realidades que complementam ou que contrastam as duas imagens comparadas como num jogo de ilusões, de fantasias. É como se, de repente, o significado do tempo e do espaço fossem alterados. Ou como se os limites físicos e imaginários da fotografia fossem expandidos. Como se os diversos elementos da fotografia sofressem um processo de ressigificação, expandindo assim os limites (ou os alcances) das fotografias originais que se comparam no díptico.

No projeto ora apresentado busco, no sentido mais amplo, integrar a percepção estética, a reflexão filosófica e a sensibilidade ecológica, mostrando que a relação do homem com a natureza não é meramente utilitária, mas também espiritual e existencial. As imagens apresentadas não são meros cenários estáticos, mas sim expressões visuais de uma realidade interligada, em que a contemplação estética e a consciência ambiental se fundem, convidando- nos a repensar nosso papel no mundo. As imagens geradas na forma de dípticos consideram não apenas os elementos visíveis, mas também as complexas interações entre o ambiente, a sociedade e a subjetividade humana. Essa abordagem pode revelar como estamos conectados com o mundo natural e como nossas ações impactam o equilíbrio ecológico e social.

Em meus dípticos ressignifico a minha fotografia e, tenho a nítida sensação, que também ressignifico a mim mesmo; meus sonhos; meus acertos e desacertos; a minha vida.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Mozeto

Mozeto

Professor universitário aposentado. Fotógrafo com trabalhos sobre a vida e costumes rurais, imagens vernaculares (arquitetura e paisagens) de novas topografias brasileiras (rurais e urbanas), retratos (ambientais), fotografia de rua e imagens abstratas/surreais. Autor dos livros ‘Rurais’ (Editora Origem. 2021; curadoria de Juan Esteves), ‘Entre Olhares. Imagem e palavra’ (produção independente; Vieira, J. et al. Fragma Imagem. 2022) e ‘Assombrações’ (2023; produção independente; curadoria de Roberto Cecato). Autor de diversos fotozines eletrônicos (https://wordpress.com/view/antoniomozetophotography) e séries fotográficas temáticas na plataforma digital ‘Edge of Humanity Magazine’ (https://edgeofhumanity.com/2023/06/02/urban-mystery/; https://edgeofhumanity.com/ 2020/02/11/the-other-brazil-portraitphotography/; https://edgeofhumanity.com/2019/03/07/farm-4/). Estudou no International Center of Photography (ICP) de Nova Iorque-EUA (maio-junho/2017). De 2019-presente realizou mais de 25 exposições individuais e coletivas. Finalista do Festival Internacional de Fotografia de Paraty (PEF) e do Festival de Fotografia de Paranapiacaba (2020). Menção honrosa no TIFA 2021 (Tokyo International Foto Awards). Finalista do Enfoque Conecta Platform, Enfoque Visual Magazine e LAP Foundation – Latin America Photography Foundation of Bogotá- Colômbia (2022)

Related Content

Related Posts

Corpo que Rabisca o Mundo
Photo Essay

Corpo que Rabisca o Mundo

Awal é artista antes de tudo — e o corpo, aqui, é mais que instrumento: é parte da obra. Em...

byGuiga
5 de June de 2025
Entre Ecos e Espelhos
Photo Essay

Entre Ecos e Espelhos

Este ensaio é um percurso entre presenças e ausências refletidas. Em cada imagem, há um corpo — às vezes inteiro,...

bynilo2anjos
4 de June de 2025
When Flowers Bloom
Photo Essay

When Flowers Bloom

In this series I bring color back into my black and white photographs through hand embroidery. By stitching blooming flowers...

byJulia Zyrina
4 de June de 2025
Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão
Photo Essay

Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão

O non é um pão típico da Ásia Central. Seu consumo é envolto em simbologias e rituais: o non não...

byDaniel Pereira Leite
3 de June de 2025
Trabalho e Teto: O Corpo e a Comunidade na Luta por Moradia
Photo Essay

Trabalho e Teto: O Corpo e a Comunidade na Luta por Moradia

Neste ensaio, o canteiro de obras se transforma em território de resistência e afeto. As imagens documentam a ação voluntária...

byCarolina dos Santos Rodrigues
3 de June de 2025
Prioridades
Photo Essay

Prioridades

Um hospital, onde quer que esteja, é sempre um espaço onde emoções intensas e inesperadas emergem, reais, cruas, muitas vezes...

byMarina Magnelli
3 de June de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023