O Ensaio apresenta uma sequência de imagens que mostram como a paixão pelo futebol é expressivo entre povos Indígenas brasileiros.
Diante das inúmeras cenas, frequentemente presenciadas, é notório que o futebol é uma manifestação do espírito da coletividade e, a Bola, uma Entidade Sagrada, entre diversas etnias em seus territórios.
Não há limite de idade, sexo e nem se a bola é oficial ou improvisada, as condições do terreno e nem onde a Aldeia está localizada, se em uma pequena Ilha no Rio Negro, onde o campo de futebol ocupa um espeço extremamente generoso, se em áreas de difícil acesso ou próximo das fronteiras ao Norte e Oeste, no Centro-oeste e demais regiões brasileiras.
Esquema tático – Crianças da etnia Sanumã, subgrupo Yanomami, jogando com bola improvisada, aldeia Kiripassipú em terras yanomami em Roraima, na fronteira com a Venezuela.A trave – Guerreiro Xunguano caracterizado para a festa do Kuarup na aldeia Kuikuro na região do alto Xingú em Mato Grosso.Pênalti – Adolescentes da etnia Enawenê Nawê, povo de recente contato, em disputas de pênaltis na aldeia Halataikwa em terras indígenas no Mato Grosso.Bola de meia – Brincadeira com bola improvisada pelos adolescentes da etnia Sanumã, subgrupo Yanomami, na aldeia Kulapoipú em terras yanomami em Roraima, na fronteira com a Venezuela.Bicudo – Jovens mulheres da etnia Kanamary jogando no campo da aldeia Remansinho em terras indígenas no Vale do Javari no oeste do Amazonas.Jovens da etnia Sanumã, subgrupo yanomami, jogando com bola improvisada ao entardecer, aldeia próximo a fronteira com a Venezuela, no Estaqdo de Roraima.Futebol na Ilha – Ilha das Flores no rio Negro, localizada a poucos quilômetros do município de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas. Com uma população formada por vários grupos indígenas como os Dwou, Baré, Tukano entre outros.
Luís Oliveira é natural de Taguatinga-DF, formado em Artes Plásticas, fotojornalista autônomo DRT 7175/DF. Ao longo de sua carreira como fotógrafo que se iniciou em novembro de 1999, teve a oportunidade de colaborar com veículos de comunicação como Carta Capital, o tabloide The Telegraph de Londres, G1, entre outros veículos de comunicação e publicações técnicas.