Odisseu é uma sequência de fotografias subaquáticas em negativo colorido, realizado na praia de Banes, em Cuba, no ano de 2024. A sequência de imagens constrói uma narrativa linear onírica diante de Odisseu em pleno mar onde encontra uma ilusão de uma mulher similar a uma sereia.
Desde muito tempo, a figura mítica da sereia vem sido explorada quando introduzida a partir da obra Odisséia de Homero que narra uma epopeia de Odisseu, rei de Ítaca, depois da guerra de Troia. As sereias são símbolos de beleza, sedução, fertilidade e a força da natureza.
Tendo como cenário a praia de Banes, longínqua e deserta, vemos Alseny Camara Garcia, um local cubano, estudante de cinema na EICTV (Escuela Internacional de Cine Y Televisión) flutuar na água na tentativa de um chamado ou uma salvação. A imagem feminina é Cris Martinge, uma fotógrafa nascida em Motril, na costa da Espanha. A proposta almeja uma reflexão acerca do colonialismo, resistência e decadência da ideologia vigente em Cuba, a qual durante muitos anos foi o local da sonhada utopia.