FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Paisagem Tempo

Paisagem Tempo

Adriana CamargoJuliana AlvarengabyAdriana CamargoandJuliana Alvarenga
29 de January de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

como olhar para as camadas do tempo? O tempo desenhado, esculpido, re-velado, atravessado, des-territorializado, arruinado. Este ensaio poético nomeia o tempo na paisagem enquanto presença e ruína simultaneamente, pois as imagens que emergem até a superfície percorrem por membranas luminosas que atravessam o tempo e o espaço ao realizarem a representação ininterrupta do movimento dos corpos.

Seguindo por este rastro, Paisagem Tempo pode ser uma ruína, pois o ensaio se compromete a (des)continuar o curso da história com representações de movimentos, os quais nos fazem pensar: desde as camadas de mofo proporcionadas pela umidade que se deposita sobre os carimbos e que orientam o sentido do ensaio, as toras de madeira degradadas, a variação de velocidade em que a água toca a alga, ao musgo formado sobre a pedra. Por fim, o caramujo que caminha vagarosamente deixando na trilha, desenhada a sua cartografia. Em Paisagem Tempo a ruína sobreexiste através da fabulação.

Nesse ponto há um pensamento inquietante, no caso de aceitar a potência da transitoriedade como uma linha de fuga presente em cada uma dessas cenas, pois passado, presente e futuro são abrandados de suas tensões históricas. Agindo dessa maneira, a fissura se torna ato criador e violento, porque abre o fragmento para os seus possíveis.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Adriana Camargo

Adriana Camargo

Adriana Camargo é artista e jornalista. Doutora no programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela UFBA e mestra em Artes Visuais pela UNICAMP-SP. Desde 2010 compõe o quadro docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, no curso de Jornalismo atuando nas áreas da teoria das artes e arte contemporânea, teorias da imagem e do som, linguagem e produção fotográfica e fotojornalismo. Idealizadora e coordenadora do projeto em imagem, som e artes integradas, intitulado: Audiovisualidades Híbridas (https://www.audiovisualidadeshibridas.com.br/). Como artista já participou de diversas exposições individuais e coletivas. Sua última obra aconteceu em outubro de 2024, com a expografia: Fio Invisível: vozes da resistência de Canudos que fez parte da quinta Feira Literária Internacional de Canudos/BA (Flican).

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga é artista e farmacêutica. Mestra em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal, em 2013, graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2002 e em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1993. Especialista em homeopatia pela Associação Médica Homeopática de Minas Gerais (AMHMG) em 1995. Em 2016, publicou o livro "A poética da substância: procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos" pela Relicário edições. Exibição de trabalhos de vídeo em festivais de videoarte em mais de vinte países a partir de 2003. Criou a marca Hylé Substâncias em 2018 no sul da Bahia dedicada à produtos e estudos relativos à fermentação e à destilação. Coordenadora do grupo integrante da primeira certificadora baiana, a Rede Povos da Mata, uma opac ligada ao projeto de selo orgânico do MAPA.

Related Content

Related Posts

Entre Ecos e Espelhos
Photo Essay

Entre Ecos e Espelhos

Este ensaio é um percurso entre presenças e ausências refletidas. Em cada imagem, há um corpo — às vezes inteiro,...

bynilo2anjos
4 de June de 2025
When Flowers Bloom
Photo Essay

When Flowers Bloom

In this series I bring color back into my black and white photographs through hand embroidery. By stitching blooming flowers...

byJulia Zyrina
4 de June de 2025
Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão
Photo Essay

Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão

O non é um pão típico da Ásia Central. Seu consumo é envolto em simbologias e rituais: o non não...

byDaniel Pereira Leite
3 de June de 2025
Trabalho e Teto: O Corpo e a Comunidade na Luta por Moradia
Photo Essay

Trabalho e Teto: O Corpo e a Comunidade na Luta por Moradia

Neste ensaio, o canteiro de obras se transforma em território de resistência e afeto. As imagens documentam a ação voluntária...

byCarolina dos Santos Rodrigues
3 de June de 2025
Prioridades
Photo Essay

Prioridades

Um hospital, onde quer que esteja, é sempre um espaço onde emoções intensas e inesperadas emergem, reais, cruas, muitas vezes...

byMarina Magnelli
3 de June de 2025
Cultus – Madonna della Desolata
Photo Essay

Cultus – Madonna della Desolata

"Cultus" is an evolving photographic project that aims to document how over time, some religious rites have evolved into real...

bynønløsô
2 de June de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023