FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • WinnersNEW !
      • Finalists
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • WinnersNEW !
      • Finalists
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Polaroids do Deserto

Polaroids do Deserto

Fernando JorgebyFernando Jorge
14 de April de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

Polaroids do Deserto trata de seca e escassez no sertão cearense, a partir de uma topografia que surge quando o açude Castanhão, o maior do Brasil, tem seu nível de água reduzido drasticamente. São fotografias em filme Polaroid 600 preto e branco, em um exercício quase arqueológico que põe em questão a falta d ́água no nordeste do Brasil.

Se as coisas parecem fora de lugar é porque, muitas vezes, elas estão. Referir-se a fotografias de um espaço que beira um volume de água como “do deserto” é uma extrapolação que fará algum sentido quando percebe-se que o presente trabalho trata da seca no sertão nordestino, e do que (res)surge quando a água falta e o nível dos reservatórios diminui. São vestígios do que foi encoberto quando finalmente a obra de contornos faraônicos que solucionaria muitos dos problemas de escassez de água do semiárido nordestino foi entregue – o açude Castanhão.

O Castanhão, maior açude do Brasil, foi inaugurado em 2002. Por conta de uma seca que atingiu a região entre os anos de 2011 e 2020, seu volume de água chega, ao fim da década, a menos de 5%. É daí que aparecem as imagens de Polaroids do Deserto, fotografias de “fósseis” e cenários possíveis apenas pela diminuição do nível da água.

Neste exercício quase arqueológico, o olhar para baixo – para o fundo – provoca a memória e a lembrança que teima. Paralelamente, o que não é fundo é totem, em um lampejo de olhar rente à vista, buscando o respiro.

As fotografias são feitas em filme Polaroid 600, instantâneo, em cores e em preto e branco. A instantaneidade e volatilidade desse suporte dialogam diretamente com o movimento da água, de fazer surgir e desaparecer de modo irregular.

Sobre tal suporte, Gawan Fagard escreve acerca da obra fotográfica de Tarkovsky: “são pequenos e portáteis edífices que aparecem na emulsão Polaroid, permitindo ao passado dar vida e profundidade a um futuro desconhecido”. Crê-se que as imagens de Polaroids do Deserto tenham um sentido ontológico semelhante. Fagard acrescenta: “as Polaroids de Tarkovsky são reveladoras por natureza: elas revelam uma visionária geografia imaginária, enquanto que idealizam o patrimônio do passado”.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Fernando Jorge

Fernando Jorge

Fernando Jorge é fotógrafo e professor de fotografia. Tem Mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Trabalha com ensino de fotografia há vinte anos. É professor da Memento - Escola de Fotografia. É autor dos fotolivros Lágrima (2022) e Memento Mori (2015). Já expôs nas exposições Terra em Transe - festival Solar(2018) e Museu Afro Brasil(2021), o Festival de Fotografia de Tiradentes 2016 e 2017, os Encontros de Agosto 2011, 2012, 2014 e 2016, 72o Salão de Abril, 69o Salão de Abril, Solar Foto Festival, o Efêmero Festival, deVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e . Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

Related Content

Related Posts

To the Beings of Metamorphosis
Photo Essay

To the Beings of Metamorphosis

"Exu killed a bird yesterday with a stone thrown only today." Exu—being of the crossroads, of exchange, of movement, of...

byPatrick Arley
20 de August de 2025
ECO EGUM
Photo Essay

ECO EGUM

“…no people who endured all this as daily life across centuries would emerge unmarked…” —From The Brazilian People: The Formation and...

byVinicius Xavier
20 de August de 2025
The Nest
Photo Essay

The Nest

This photographic essay is an intimate, poetic, and harsh story about the experience that many women silently endure during an...

byFrancisco Fresneda
20 de August de 2025
The Gaze of Farewell
Photo Essay

The Gaze of Farewell

Between November 2022 and September 2023, Azerbaijan and Turkey imposed a total siege on the indigenous Armenian population of Nagorno-Karabakh...

byAraz
20 de August de 2025
Which Story We Tell
Photo Essay

Which Story We Tell

This work began in the early 2000s during a high school field trip to Redenção—Ceará’s first city to free enslaved...

bySabrina Moura
20 de August de 2025
Wish it Was a Coming Out
Photo Essay

Wish it Was a Coming Out

I am lesbian and I did not succeed in talking to my grandparents about me, about the real me. Wish...

byMelissa Ianniello
20 de August de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Winners
      • Finalists
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023