FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • FinalistsNEW !
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • FinalistsNEW !
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Renovação das Utopias

Renovação das Utopias

Carlos Madson ReisbyCarlos Madson Reis
30 de May de 2025
in Photo Essay

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

Passeio Imagético na Obra-Instalação Magic Square #3

Este ensaio fotográfico constitui um passeio imagético na obra-instalação de Hélio Oiticica (1937/1980), A Invenção da Cor: Magic Square #3, construída nos jardins do CCBB de Brasília, em maio de 2022. O caráter lúdico, vibrante, interativo, coletivo e libertário dessa obra, até então inédita, nos levou a associá-la à renovação das nossas utopias, sentimento advindo com o triunfo da democracia em nosso País, traduzido na vitória do amor sobre o ódio nas eleições de outubro de 2022.

O Magic Square #3 constitui um labirinto de 200m2 a céu aberto construído com enormes placas coloridas de concreto, de acordo com as orientações deixadas pelo autor. Conforma um espaço de vivência imagética e sensorial única, onde o interno e o externo se integram e se confundem.

Sintetiza o gênio inventivo e revolucionário de Oiticica, que transporta para um espaço aberto, mutável ao longo do dia, conforme a luz incidente, reações comumente afetas a obras de arte feitas em suportes convencionais e expostas em ambientes fechados. Seus planos tridimensionais amplos, integrados e iluminados estimulam a plena interação do público com a obra, lhe dando, por vezes, a gostosa sensação de coautoria, pois lhe permite transitar e ter uma vivência livre, lúdica e particular com o espaço construído. Cada visita gera uma experiência sensitiva pessoal e única, que é impossível de ser repetida, mesmo que ali se volte várias vezes.

As obras-instalações de Hélio Oiticica foram concebidas nos anos de 1970 e exploravam o conceito de praça como local público de encontros e de experiências sensoriais. Traduz as inquietações do autor com o formalismo convencional das obras de arte, quase sempre assumidas como ação exclusiva do autor, restritas à sua materialidade, e de pouca interação com o público. Para Oiticica, a arte não deveria se traduzir em meros objetos contemplativos, mas em uma experiência imagética e sensorial única e libertária.

O ensaio Renovação das Utopias, fundada nas ideias libertárias de Hélio Oiticica, aqui expressas na obra-instalação Magic Square #3, explora as potencialidades imagéticas e sensoriais desse objeto artístico, buscando extrair de sua tridimensionalidade espacial ângulos pouco especulados, mas que reforçam o caráter lúdico, livre, penetrável, mutante e interativo da obra.

Aspectos traduzidos na sua amplitude, na sua espacialização, na sua permeabilidade, no colorido de suas paredes e na integração de seus espaços abertos e fechados. O que instiga o visitante a se perguntar: onde estou? Dentro ou fora?

Nesses termos, o presente ensaio busca dialogar com o conceito de `arte como exercício experimental de liberdade ́, conforme definiu Hélio Oiticica. Assim, busca traduzir em imagens o sentimento de esperança e de renovação de sonhos, acometido quando visitei a referida obra em setembro de 2022.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Carlos Madson Reis

Carlos Madson Reis

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de Brasília (UnB/1979), onde também fez mestrado e doutorado, defendendo tese sobre o processo de gestão dos centros históricos brasileiros titulados patrimônio mundial (2011). Atua nas áreas de planejamento urbano e patrimônio cultural, com participação em projetos de preservação, reabilitação e gestão de centros históricos, com destaque para as cidades de São Luís do Maranhão e de Brasília, ambas inscritas na lista do patrimônio mundial. Candango por opção, possui textos sobre Brasília publicados em jornais, livros e revistas. Iniciou na fotografia ainda nos anos de 1980, tendo publicado fotos em diversas mídias. A partir de 2019, após aposentadoria do serviço público, tem dedicado maior tempo à fotografia, com participação em debates e exposições coletivas. Teve foto sobre a arquitetura do Congresso Nacional classificada em 6o lugar no concurso Brasília em Foto - 3a Edição/2024, evento promovido pelo Governo do Distrito Federal.

Related Content

Related Posts

To the Beings of Metamorphosis
Photo Essay

To the Beings of Metamorphosis

"Exu killed a bird yesterday with a stone thrown only today." Exu—being of the crossroads, of exchange, of movement, of...

byPatrick Arley
10 de August de 2025
Postcard
Photo Essay

Postcard

This series employs Rio de Janeiro’s classic symbols—Christ the Redeemer, Sugarloaf Mountain, Copacabana’s shoreline—to challenge the city’s idealized image, long marketed...

byAndré Nazareth
10 de August de 2025
City in Ashes
Photo Essay

City in Ashes

From the felling of surviving urban trees to the burning of trunks, this film confronts urgent environmental crises while provoking...

byNivaldo Carvalho
10 de August de 2025
After the Rain
Photo Essay

After the Rain

After the Rain is an essay capturing the deep scars left—not just on urban landscapes but on survivors' lives—one year after...

byPriscila Ribeiro
10 de August de 2025
Devotion
Photo Essay

Devotion

Whether you believe in God or not, we cannot ignore that millions on this planet engage in religious acts or...

byAlexander Decoster
10 de August de 2025
ECO EGUM
Photo Essay

ECO EGUM

“…no people who endured all this as daily life across centuries would emerge unmarked…” —From The Brazilian People: The Formation and...

byVinicius Xavier
10 de August de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Finalists
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023