Chamei esse mini ensaio fotográfico em preto e branco de “Retratos Fantasmas”, como o título do mais recente filme de Kléber Mendonça Filho. A degradação do patrimônio histórico esportivo porto-alegrense, vista aqui nas fotos dos remanescentes dos Estádios Olímpico (Grêmio) e da Montanha (Cruzeiro-RS), me lembrou a perda dos cinemas de rua do centro do Recife, abordada pelo cineasta pernambucano em seu trabalho.
Parte das arquibancadas do Estádio da Montanha ainda persiste no interior do atual Cemitério João XXIII, construído no lugar da ex-casa cruzeirista no começo da década de 70. O cemitério se encontra numa elevação chamada de Colina Melancólica, pelo fato de abrigar outros cemitérios de Porto Alegre. De seu interior se avista o Estádio Olímpico, em ruínas desde 2013, quando teve início sua demolição, posteriormente interrompida. Tal qual o caso dos estádios, os cinemas do centro do Recife também se situavam próximos, alguns em esquinas opostas. Segundo o Prof. Guilherme Wisnik (USP), o filme de Kléber tem “uma fantasmagoria de todo um universo afetivo que desaparece” e isso pode, com toda a certeza, ser extrapolado para as praças de esporte porto-alegrenses retratadas no ensaio.






