FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result

Capilaridade

Virna SantoliabyVirna Santolia
13 de February de 2023
in Portfolio

A série CAPILARIDADE, de Virna Santolia, partiu de um recorte do acervo de mais de 500 fotografias de seu trabalho profissional. São fotografias do passo a passo de revistas especializadas em beleza e bulas de produtos, fotos a priori técnicas, que foram, no entanto, apropriadas em um processo artístico de escavação e ressignificação. 

O mergulho nesta coleção de fotografias, onde as modelos são apresentadas sempre de costas, tendo o cabelo como protagonista do enredo visual, nos sugere algumas reflexões, bem como nos remete a referências subjetivas como o trabalho do fotógrafo nigeriano J.D. Okhai Ojeikere e as Irmãs Xifópagas de Tunga. 

Ao desvelar o processo de busca da beleza idealizada –  verdadeiro regime imposto às mulheres numa sociedade que normatiza padrões ligados à cultura eurocêntrica – esta série provoca o descentramento de nosso olhar, propondo outras possibilidades para pensar o conceito de belo e um questionamento acerca dos meios empregados pela mídia e pelas instituições para introjetar nos corpos e sujeitos certas prerrogativas de comportamento e crenças. Em tempos radicais como o que vivemos no mundo, não deixa de ser um gesto da ordem micropolítica.  

Na fotografia publicitária – ilustração do mundo do consumo – as imagens finais são o objetivo em si. Buscam a perfeição, são determinadas e planares. No entanto, nesta série, mesmo tomando partido de um código publicitário, o foco é direcionado para o processo, o “entre”, sugerindo nestas imagens uma dimensão escultórica e provisória. O procedimento inventariante de Virna Santolia contém um desejo pelo que é relegado à margem. Um certo fascínio pelo fragmento e pelo que é descartável que, ao ser deslocado de seu contexto de origem, areja o campo do retrato fotográfico.

Marcos Bonisson e Patricia Gouvêa

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

ShareTweet
Virna Santolia

Virna Santolia

Virna Santolia (1971), vive a trabalha no Rio de Janeiro, é artista visual e se dedica há 25 anos à fotografia comercial de moda e publicidade. Desde 2015, é docente de fotografia e moda no SENAC RJ, no Instituto Rio Moda e no Studio Dez Belém. No SENAC criou cursos de fotografia com celular e ministra regularmente o curso Fotografia de Moda para Redes Sociais para diversas unidades SEBRAE, via Instituto Rio Moda. Pós-graduada em Fotografia & Imagem pela UCAM/IUPERJ e em Design de Produto de Moda pelo SENAI Cetiqt, há dois anos estuda Edição, Curadoria e Repertório com Eder Chiodetto. Junto com o Studio Dez Belém tem um trabalho em processo sobre terra, pessoas e autoestima com ribeirinhos do Pará. A Morada é sobre ter uma casa para chamar de sua com orgulho e adorná-la da forma mais bonita, honrando a sua cultura. No Ateliê da Imagem recebeu o prêmio de leitura de portfólio em 2017 e inaugurou em 2018 a individual Capilaridade, sob orientação de Patrícia Gouvea e Marcos Bonisson, uma série que provoca um questionamento no olhar eurocêntrico sobre a busca da beleza idealizada. Em 2022, esse trabalho foi selecionado no Paraty em Foco para a mostra oficial do festival. Em 2020 foi contemplada com o edital Arte em Toda Parte da FUNARTE, onde compartilhou conhecimentos de fotografia através do Celular.

Related Posts

Vestígios do Esquecimento
Portfolio

Vestígios do Esquecimento

As memórias do século XIX, marcadas pela presença do engenho de cana-de-açúcar, integram o imaginário da minha cidade natal....

byLuisa Libardi
23 de December de 2025
Entre sombras encontro luz
Portfolio

Entre sombras encontro luz

Uma vez por semana retorno ao mesmo local. Um mundo de cores, sabores, texturas e sons com os mais...

byRodrigo Pivas
17 de December de 2025
Escala
Portfolio

Escala

Lençóis Maranhenses são paradoxo geográfico: deserto que vira arquipélago. Entre maio e outubro, 155 mil hectares de dunas brancas...

byHenrique Pimenta
16 de December de 2025
Regenera
Portfolio

Regenera

REGENERA investiga a imagem como organismo vivo em transformação. Fotografias, traços em tons de azul e experimentações com IA...

byDaniela Lucheta
12 de December de 2025
Isolamento Concreto
Portfolio

Isolamento Concreto

Isolamento Concreto é uma série fotográfica contínua, realizada em filme 35mm, que parte da experiência cotidiana de exploração e...

byGuilherme Tonon
12 de December de 2025
El Clot
Portfolio

El Clot

“I didn’t know why I was photographing gypsies, but I did know that I was building something and the...

byJorge López Muñoz
11 de December de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected Entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023