FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
O sertão dos Pankararé

Encourados e o cachorro sapo

O sertão dos Pankararé

Alvaro VillelabyAlvaro Villela
21 de July de 2024
in Portfolio

Finalist in FotoDoc Photo Contest 2024

No coração do Raso da Catarina, no extremo sertão da Bahia, encontra-se o paraíso dos índios Pankararé. Esta comunidade, em sua rotina diária, não apenas constrói sua própria história, mas também se entrelaça com a luta pela valorização e proteção da biodiversidade brasileira. Carregando o doloroso legado da expulsão das margens do rio São Francisco pelos brancos, os Pankararé seguem firmes em sua resistência.

Através das minhas fotografias, busco capturar a dignidade humana que, muitas vezes, se oculta sob a fachada endurecida pela adversidade da vida. O que me atrai não é a pobreza material que cerca esse povo, mas sim a riqueza de espírito e a grandiosidade do sertanejo. Em meio à aridez e à negligência das instituições governamentais, os Pankararé emergem como verdadeiros sobreviventes, mantendo sua humanidade apesar de todas as adversidades.

Meu objetivo é revelar, por meio das imagens, as emoções, os sentimentos e os modos simples de viver dessa comunidade. Cada fotografia é um fragmento de sua essência, que juntos, compõem a verdadeira dimensão desse povo.

Durante quase um ano, tive a honra de conviver com os Pankararé. O lento e cauteloso processo de aproximação transformou-se em uma valiosa experiência de vida. A distância do meu mundo e o encontro com este universo diferente revelaram a simplicidade necessária para nos conectarmos com nós mesmos.

Espero que estas fotografias inspirem um maior conhecimento e entendimento sobre os Pankararé e sua relação com a natureza. Que elas incentivem um olhar mais consciente sobre a defesa da nossa biodiversidade e a valorização dos conhecimentos tradicionais que essas populações preservam há séculos.

Os olhos de sertão
Em casa
Esperando o gado fujão beber água
Máscara
D.Juliana
Boneca branca em mão preta
Quem me olha?
A cruz de cada um
Sempre tem um padre
Água até o pescoço
O Praiá
Pé de sombra
Sentindo o vento
Mimetismo

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Alvaro Villela

Alvaro Villela

Alvaro Villela, nasceu em Salvador/BA em 1960. Com exposições individuais e coletivas em importantes museus e centros culturais do país e do exterior, Alvaro, que teve a sua trajetória profissional inicialmente voltada para a fotografia publicitária, sempre buscou realizar uma fotografia mais autoral, explorando um território ocupado por coisas e pessoas que o inquietam e o fascinam. Assim, em 2004, nasceu o projeto Cuba dos Cubanos, que foi selecionado para o programa de arte visual itinerante do SESI-SP, e publicado no livro ”UM OLHAR SOBRE O MUNDO”, pela SESI-SP editora; A Natureza do Homem no Raso da Catarina, trabalho este que lhe rendeu o seu primeiro livro, considerado pela crítica especializada como um dos dez melhores livros de fotografia lançados em 2006 no Brasil, além de exposições homônimas em São Paulo, na Pinacoteca do estado de SP, Recife, Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Brasília, New Orleans, Bratislava, além de coletivas em Portland, Seattle, San Francisco e Siegen(Alemanha). Continuando na mesma linha de pesquisa, Villela se debruça sobre as comunidades ribeirinhas do seu estado, trazendo o documental Fronteira das Águas, projeto que traça as relações de vida dos tipos humanos que povoam o entorno das águas. Desse projeto, surge o ensaio Faces, trabalho que problematiza o distanciamento das atuais comunidades quilombolas, em relação a matriz africana. Essa série foi selecionada para a exposição coletiva, PESO y LEVEDAD, com outros 14 fotógrafos latino-americanos, no Photo Espanha 2011, em Madrid. Em 2015 realizou individualmente FACES no Museu de Arte da Bahia (MAB), já em 2017, selecionado pelo edital do Espaço Furnas Cultural, realizou exposição individual do mesmo projeto. Em 2019, selecionado para o Festival de Arte de São Cristóvão, mais uma vez apresentou a individual FACES. Em 2021, através da Lei Aldir Blanc lança o e-book FACES, que pode ser baixado em: www.alvarovillela.com.br

Related Content

Related Posts

Sem folha não tem Orixás
Portfolio

Sem folha não tem Orixás

Nego Bispo defende que, muito mais do que preservar, é necessário reaprendermos a nos relacionar com o meio ambiente das...

byLeila Chandani
31 de May de 2025
Redes de afeto e resistência
Portfolio

Redes de afeto e resistência

Este portfólio reúne imagens produzidas entre 2022 e 2024 em comunidades amazônicas, especialmente no arquipélago do Marajó. A série retrata...

byMarilu Cruz
31 de May de 2025
No mi l’ammento
Portfolio

No mi l’ammento

"No mi l'ammento" is a visual narrative about the passage of time and the gradual fading of memories. The project is...

byMoana Canu
30 de May de 2025
CID: ??
Portfolio

CID: ??

Este é um projeto que visa ilustrar a medicalização dos tratamentos psiquiátricos em detrimento de sintomas que nem sequer são...

byLaís Mariane Ribeiro
28 de May de 2025
Blue Whale — to die whole or live half
Portfolio

Blue Whale — to die whole or live half

Suicide is a taboo.We talk about depression, but hide its most extreme consequence — suicide. A word we avoid, a...

byErmes Signorile
28 de May de 2025
Tripalium
Portfolio

Tripalium

A palavra trabalho vem de tripalium — um instrumento de tortura com três pontas, usado para punir condenados e, sobretudo,...

bySaulo Augusto Jr
28 de May de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023