FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result

Pelo Poder

Guilherme Bandeira NakamurabyGuilherme Bandeira Nakamura
30 de May de 2023
in Portfolio

Com o trabalho centrado na fotografia urbana e nos personagens que nela habitam, o fotógrafo Guilherme Bandeira Nakamura busca traduzir no formato de imagens a íntima relação dialética urbana como meio de expressão artística onde os gestos, olhares e movimentos se manifestam das mais fluídas e variadas maneiras.

A exposição “Pelo Poder” é um trabalho composto por mais de 350 fotografias que foram feitas durante o período da pandemia ocasionada pela Covid-19 no Brasil e que estão publicadas nas redes sociais como parte de um projeto idealizado durante o período de isolamento o “Cultura na 40tena” que visa informar dados e notícias sobre a pandemia através de imagens e clipagem jornalística. O projeto nasceu de maneira orgânica e sem nenhum planejamento em abril de 2020 e com o passar do tempo foi tomando forma até chegar em um acervo de centenas de fotos e mais de 20 mil notícias clipadas. O intuito da exposição é observar 

as alterações que ocorreram no espaço urbano em consonância com a individualidade dos moradores de duas cidades do interior de Minas Gerais, desde as ruas desertas de quando tudo ainda era muito incerto, até o retorno precoce a “normalidade”. 

O nome “Pelo Poder” foi escolhido para mostrar todo o cenário político e social que dividiu o Brasil em opiniões diferentes e todo o caos instaurado girava em torno de quem estava no poder e de quem queria tomar essa cadeira. 

Hoje, analisando todo esse material, fica claro essas manifestações de expressão coletiva e individual no meio Urbano e como isso afeta as relações entre os seus habitantes. A máscara tampou grande parte de nossas expressões faciais, mas apuramos cada vez mais a capacidade de nos expressar através do olhar. 

Ano: 2020/21/22 

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

ShareTweet
Guilherme Bandeira Nakamura

Guilherme Bandeira Nakamura

Nascido em Uberaba-MG, estudou em Cinema e Direção de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, desenvolveu o gosto pela arte desde sua infância influenciado por sua mãe que é musicista e artista plástica de quem recebeu grandes influências musicais e visuais das mais variadas vertentes. A fotografia antecede a formação em Cinema, aos 15 anos iniciou seus estudos na área tendo como referência fotógrafos de grande expressão mundial como Sebastião Salgado, Malick Sadibé, Cartier Bresson, Don McCullin dentre outros ícones da arte como Caravaggio e Rembrandt. Além de diretor de fotografia, atua como fotojornalista e fotógrafo documental, já teve seus trabalhos publicados em jornais de circulação nacional como a Folha de São Paulo, foi selecionado e teve seu trabalho publicado pela convocatória “Por dentro de um tempo suspenso” do Festival de Tiradentes no ano de 2020 e foi ganhador do concurso “Cenas Urbanas” pelo IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro). Cursou Psicologia na Universidade de Uberaba (UNIUBE) e atualmente está cursando Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mantendo o direcionamento de seus estudos para a Arteterapia e a Psicanálise no Cinema.

Related Posts

Historias de Sillas
Portfolio

Historias de Sillas

Hace un tiempo despertó en mí una curiosidad sobre las sillas abandonadas que encontraba adornando las calles. ¿Cuál será...

byAnthony Soler Lagarza
30 de June de 2025
Era o Fim, Mas Ainda Era Amor
Portfolio

Era o Fim, Mas Ainda Era Amor

Há partidas que acontecem devagar. Esta série retrata, em 15 imagens em preto e branco, os últimos dias de...

byLuciano Steffler
30 de June de 2025
Toda imagem contém uma ameaça
Portfolio

Toda imagem contém uma ameaça

Era uma vez um ser indomável, uma criança indisciplinada. Era uma vez uma menina desobediente. Era uma vez uma...

byJuscelino Bezerra
30 de June de 2025
A Fé de uma Cidade
Portfolio

A Fé de uma Cidade

O que nos move vem do Céu, o que nos protege também. Não tenho religião, me confessei uma vez...

byMárcio Borsoi
29 de June de 2025
Versos do Vento
Portfolio

Versos do Vento

Essa série é fruto de um mergulho sensível nos Lençóis Maranhenses, onde a paisagem se transforma em abstração e...

byCarol Cavalcanti
29 de June de 2025
O Desocupar das Ruas
Portfolio

O Desocupar das Ruas

Morei em Guanambi quase a vida toda. Cheguei lá quando a rua Casemiro de Abreu ainda era de terra....

byTatiana Guimarães
29 de June de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023