FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter nowopen call !
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Raízes Andinas, as festas da comunidade boliviana em São Paulo

Ekeko, o deus da abundância No dia 24 de janeiro a comunidade boliviana em São Paulo realiza a festa de Alasita, onde compram miniatura de tudo que desejam adquirir no decorrer do ano e fazem seus pedidos, através dos Iatiris (Xamãs) ao deus Ekeko.

Raízes Andinas, as festas da comunidade boliviana em São Paulo

Leonor HillsbyLeonor Hills
16 de May de 2025
in Portfolio

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

São Paulo, com toda a sua complexidade e dinamismo, é também um mosaico cultural marcado pela presença de imigrantes que, ao longo do tempo, ajudaram a construir a identidade da cidade. Entre essas comunidades, a boliviana ocupa um papel central. Com uma população estimada em mais de 100 mil pessoas, sua contribuição para setores como a indústria têxtil, a culinária e as manifestações culturais é inegável. No entanto, essa presença nem sempre vem acompanhada de visibilidade ou reconhecimento.

Meu primeiro contato mais profundo com a comunidade boliviana se deu por meio da dança caporales, uma manifestação cultural vibrante que, mais do que um espetáculo visual, é uma expressão de resistência e pertencimento. A partir desse ponto, percebi que minha câmera poderia ser mais do que um instrumento de registro: ela poderia se tornar uma ponte. A fotografia me ofereceu a possibilidade de enxergar – e mostrar – aquilo que muitas vezes passa despercebido aos olhos da maioria.

Há mais de doze anos, venho me dedicando a um trabalho de imersão dentro da comunidade boliviana em São Paulo. Meu olhar, inicialmente curioso, foi sendo transformado pela convivência, pela empatia e pela escuta. Não me coloco como porta-voz, mas como alguém que observa com respeito e aprende a cada história compartilhada. Sei que não posso sentir com exatidão o que é viver longe da terra natal, enfrentar a discriminação ou lidar com estereótipos que reduzem uma cultura inteira a papéis específicos. Mas posso, com sensibilidade e compromisso, tentar traduzir essas vivências em imagens e palavras.

Mais do que costureiros – função com a qual frequentemente são associados –, os bolivianos que conheci são também médicos, advogados, artistas, dentistas, estilistas. São pessoas que desafiam diariamente os rótulos impostos e constroem trajetórias marcadas por luta, criatividade e coragem. Acredito que dar visibilidade a essas histórias é um ato político e necessário, uma forma de romper silêncios e ampliar o olhar sobre o que é, de fato, ser imigrante em uma cidade como São Paulo.

Este trabalho não é apenas sobre a comunidade boliviana. É também sobre mim, sobre a transformação que viver essa experiência me proporcionou. É sobre aprender a olhar com mais profundidade, mais afeto e mais humanidade. É um convite para que todos nós, como sociedade, deixemos de ver o outro como estrangeiro e passemos a enxergá-lo como parte essencial da nossa própria história.

As imagens que compõem este trabalho são registros das celebrações realizadas ao longo do ano pela comunidade boliviana em São Paulo. Entre elas, destaca-se a Festa da Independência da Bolívia, comemorada em 6 de agosto, considerada a mais importante e aguardada. Para esse momento, a comunidade se mobiliza durante meses, com ensaios de bandas e grupos de danças folclóricas que ocupam ruas e praças da cidade. Os trajes típicos, cuidadosamente trazidos da Bolívia, conferem um brilho e um colorido diferenciado em meio cotidiano paulistano, reafirmando a presença viva e pulsante dessa cultura no coração da metrópole.

A banca dos desejos
Um dos muitos pontos de venda, na feira de Alasitas, para obter as miniaturas e fazer os pedido ao EKEKO
Pepino, o espirito do carnaval andino
Carnaval boliviano
Guerras de agua e espuma são uma tradição.
A dança dos Chutas
Fé e tradição
A festa de indepencia da Bolivia sempre começa com uma procissão
Os trajes
Os trajes folcloricos são trazidos da bolivia para o grande dia da festa de Independencia da Bolivia
Morenada, a dança que homenageia os povos que foram escravizados
Morenada em “Rojo, amarillo y verde”
Caporales, a dança que exalta a beleza feminina
Salay, a dança da juventude boliviana
Tinkus, a dança que é uma luta ancestral
El Tinku
O dançarino que representa um lutador
Saya afroboliviana: resistencia e ancestralidade
Raizes
Os pais bolivianos ensinam seus filhos, nascidos no Brasil, a não esquecer sua raizes

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2025

Leonor Hills

Leonor Hills

Sou fotógrafa paulistana, formada em Processos Fotográficos pela ETEC de Artes e com formação inicial na escola FOCUS. Minha inspiração vem da cidade onde nasci — São Paulo — um mosaico cultural construído por imigrantes de todo o mundo. Nos últimos 12 anos, venho desenvolvendo um trabalho documental imersivo com a comunidade boliviana, hoje a maior população imigrante da capital, com cerca de 100 mil pessoas. Através da fotografia, busco revelar as histórias, os rostos e a força dessa comunidade que, apesar de essencial à cidade, muitas vezes permanece invisível e estigmatizada. Minha missão é transformar imagens em pontes entre culturas — dando visibilidade, respeito e voz às pessoas por trás das lentes.

Related Content

Related Posts

Atenção você aí!
Portfolio

Atenção você aí!

Nos primeiros meses da pandemia fomos eu, meu marido, Athena, a cadela, e Lady, a gata, morar na pequena praia...

byZulaine Santos
6 de June de 2025
Linguagem do Encarceramento Feminino
Portfolio

Linguagem do Encarceramento Feminino

“Linguagem do Encarceramento Feminino” é um projeto de fotografia documental que nasceu a partir do projeto “Elas por Elas” da...

byAna Lícia Ferreira
6 de June de 2025
No meu sonho não tenho mais medo do escuro
Portfolio

No meu sonho não tenho mais medo do escuro

Durante a pandemia se viu o quanto a vida é insignificante diante da potência de um vírus letal e foi...

byAntonio Nepomuceno
6 de June de 2025
Woven Fates
Portfolio

Woven Fates

Woven Fates is an ongoing multimedia documentary project exploring the devastating impact of textile waste pollution in Ghana. Through the...

byNatalija Gormalova
5 de June de 2025
Zona de pesca
Portfolio

Zona de pesca

Este proyecto retrata una zona de pesca característica de Montevideo: la Escollera Sarandí. Un espacio urbano donde confluyen la ciudad...

byDiego Campot
4 de June de 2025
O que restou
Portfolio

O que restou

Outro dia eu andava pela rua e achei uma tira de negativos com cinco imagens abandonadas. Memórias perdidas de pessoas...

byFil Giuriatti
4 de June de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Enter now
      • Latest entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023