FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Violent Removal

Violent Removal

Nilmar LagebyNilmar Lage
21 de August de 2025
in Portfolio

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

It feels comfortable for me to propose “Violent Removal”—simply because I don’t live it. Even more comfortable is ignoring violent removal—simply because I don’t live it. Acts of empathy, respect, and solidarity shouldn’t provoke such discomfort.

A people historically dispossessed of lands proven productive. An indirect State that subverts parity, while private sectors dictate well-being—a privilege not for all. Subhumans deemed unfit for social ascent, thus unfit for fundamental rights.

It’s not uncommon to witness social ascent divorced from intellectual growth. The past 20 years starkly reveal this pattern in a country invaded by Portugal during primitive accumulation—a foundation for capitalism’s development. Yet perhaps because of this, people remain as they are. And it is this intellectual dystopia that interprets empathy, respect, and solidarity as exploitation, merit, or laziness. An induced amnesia or selective blindness that prevents us from confronting recent history and recognizing our own past anguish.

Homes are scarce, yet properties abound. No land to grow food, but eucalyptus spawns green deserts. Mineral extraction expropriates the wealth of cultures and traditions. And above all looms waste.

Esbulho possessório (possessory dispossession) is the violent removal of legitimate occupants—residential, rural, or commercial. This is how I perceived the continuity of research presented in the photobook Corpos Conflitantes (Conflictual Bodies).

In this segment, invoking the memory of the Fundão Dam collapse (Samarco/Vale/BHP), I document families criminally dispossessed of their homes.

Translated with Deepseek AI

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2026

Nilmar Lage

Nilmar Lage

Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM) (2021), com uma pesquisa fotoetnográfica sobre a Comunidade Quilombola do Ausente. Pós Graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá (2019). Graduação em Comunicação Social / Jornalismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2006). Além de formação internacional no Centro de Fotografia de Montevideo (CDF) e pela Escuela Internacional de Cine Y TV (EICTV), em Cuba. Atuando principalmente nas áreas de fotografia e audiovisual. Jornalista independente colabora com Greenpeace, Brasil de Fato, Agência Pública, AFP (Agence France Press), REUTERS, The Intercept Brasil, MAM (Movimento Pela Soberania Popular na Mineração), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), ASA (Articulação do Semiárido), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), CAV (Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica), Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadore em Educação de Minas Gerais), Mídia Ninja e outros. Autor de documentários como "Maura e Robinson" que conta a história de dois ex-presos políticos, "Senta a Pua" (que fala do massacre de trabalhadores da Usiminas, em Ipatinga/MG em 1963) e da websérie "Massacre de Ipatinga: versão dos autos"; "Fragmentos de um Conflito Iminente" (trazendo movimentações iniciais para o golpe civil militar de 1964); "Esperança Liberdade Novo Horizonte" (um ponto de vista sobre uma ocupação do MST no leste de Minas Gerais); "Remanescência"(fazendo um registro das tradições africanas nas comunidades quilombolas do Ausente e Baú, na cidade do Serro/MG). Lançou em 2017 o fotolivro "Corpos Conflitantes", que recebeu o prêmio "Mídia e Direitos Humanos" da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. Possui uma vivência no Vale do Jequitinhonha/MG desde 2008 e desde o rompimento das barragens de Fundão e Mina Córrego do Feijão, acompanha desdobramentos desses crimes socioambientais. O trabalho “Retirada Violenta” tem circulado por festivais no Brasil e no mundo e recebeu uma Menção Especial da ONU Migración em 2021. Em 2023 foi homenageado com o Troféu Chico Ferramente de Direitos Humanos, pelo documentário "Senta a Pua". Em 2024 foi premiado pelo CNPq por uma imagem de sua pesquisa no Quilombo do Ausente.

Related Content

Related Posts

Entre sombras encontro luz
Portfolio

Entre sombras encontro luz

Uma vez por semana retorno ao mesmo local. Um mundo de cores, sabores, texturas e sons com os mais variados...

byRodrigo Pivas
17 de December de 2025
Escala
Portfolio

Escala

Lençóis Maranhenses são paradoxo geográfico: deserto que vira arquipélago. Entre maio e outubro, 155 mil hectares de dunas brancas intercalam-se...

byHenrique Pimenta
16 de December de 2025
Regenera
Portfolio

Regenera

REGENERA investiga a imagem como organismo vivo em transformação. Fotografias, traços em tons de azul e experimentações com IA se...

byDaniela Lucheta
12 de December de 2025
Isolamento Concreto
Portfolio

Isolamento Concreto

Isolamento Concreto é uma série fotográfica contínua, realizada em filme 35mm, que parte da experiência cotidiana de exploração e desgaste...

byGuilherme Tonon
12 de December de 2025
El Clot
Portfolio

El Clot

“I didn’t know why I was photographing gypsies, but I did know that I was building something and the Portfolio::...

byJorge López Muñoz
11 de December de 2025
Cores de São Paulo
Portfolio

Cores de São Paulo

São Paulo, como toda grande metrópole, com seus mais de 12 milhões de habitantes, é frequentemente vista como uma cidade...

byRafa Rojas
11 de December de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected Entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023