FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected EntriesNEW !
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Seco Caminho da Lágrima

Seco Caminho da Lágrima

Fernando JorgebyFernando Jorge
14 de April de 2025
in Portfolio

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

No início do século, a cidade de Jaguaribara (CE) foi inundada para a construção de um açude – o popularmente chamado Castanhão, de nome oficial Padre Cícero. Nos últimos anos, por conta da maior seca a atingir o Ceará em mais de noventa anos, o nível da água baixou consideravelmente, fazendo ressurgirem as ruínas da cidade antiga. Com elas, questões sobre memória, espaço, e as intempéries climáticas. Neste respiro de um espaço topográfico que não mais deveria, o presente ensaio trata de rastros de presença e memória, incongruências da lembrança que teima.

Sabe-se quanto a estiagem, historicamente, afeta as populações do nordeste brasileiro. A seca traz, além das drásticas consequências diretas para quem subsiste de agricultura, uma perversa rede de poder constituída em torno de si. É no esteio da ironia que se tem a construção de um açude gigantesco, anunciado como uma poderosa arma no combate à seca, e que atualmente encontra seu volume abaixo de dez por cento de sua capacidade. Para a construção do Castanhão, a cidade de Jaguaribara foi inundada – seus habitantes removidos para uma Nova Jaguaribara, distante quarenta quilômetros do locus de origem. O processo de remoção, conforme amplamente divulgado à época e hoje ainda rememorado pelos habitantes que permanecem, teve contornos de arbitrariedade, insolência e agressividade. Morada é identidade, e os moradores bruscamente viram-se tendo as suas retiradas pelo próprio Estado.

A partir da seca iniciada em 2011, pequenos pedaços da pretérita cidade começaram a ser percebidos rompendo a cortina de água do agora açude: pontas de postes e árvores. Comopassardotempoeoagravamentodasituação,surgiramacaixadá́ guaeatorre da igreja; a partir de meados de 2015, quarteirões inteiros aparecem. Casas, comércios, paredes, tijolos, cimento: todo o traçado urbano é agora visível. O ensaio fotográfico Seco Caminho da Lágrima adota uma estética fotográfica que faça alusão tanto aos rastros de presença e memória desse lugar que parece emergir de um longo mergulho – e, como tal, surge sem fôlego, quase sufocado – , como à ação do tempo sobre nossa topografia e sobre o próprio meio fotográfico.

Open Call! Submit Your Work to FotoDoc 2026

Fernando Jorge

Fernando Jorge

Fernando Jorge é fotógrafo e professor de fotografia. Tem Mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Trabalha com ensino de fotografia há vinte anos. É professor da Memento - Escola de Fotografia. É autor dos fotolivros Lágrima (2022) e Memento Mori (2015). Já expôs nas exposições Terra em Transe - festival Solar(2018) e Museu Afro Brasil(2021), o Festival de Fotografia de Tiradentes 2016 e 2017, os Encontros de Agosto 2011, 2012, 2014 e 2016, 72o Salão de Abril, 69o Salão de Abril, Solar Foto Festival, o Efêmero Festival, deVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e . Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

Related Content

Related Posts

Escala
Portfolio

Escala

Lençóis Maranhenses são paradoxo geográfico: deserto que vira arquipélago. Entre maio e outubro, 155 mil hectares de dunas brancas intercalam-se...

byHenrique Pimenta
16 de December de 2025
Regenera
Portfolio

Regenera

REGENERA investiga a imagem como organismo vivo em transformação. Fotografias, traços em tons de azul e experimentações com IA se...

byDaniela Lucheta
12 de December de 2025
Isolamento Concreto
Portfolio

Isolamento Concreto

Isolamento Concreto é uma série fotográfica contínua, realizada em filme 35mm, que parte da experiência cotidiana de exploração e desgaste...

byGuilherme Tonon
12 de December de 2025
El Clot
Portfolio

El Clot

“I didn’t know why I was photographing gypsies, but I did know that I was building something and the Portfolio::...

byJorge López Muñoz
11 de December de 2025
Cores de São Paulo
Portfolio

Cores de São Paulo

São Paulo, como toda grande metrópole, com seus mais de 12 milhões de habitantes, é frequentemente vista como uma cidade...

byRafa Rojas
11 de December de 2025
Destino Círio, quando a estrada encontra a fé.
Portfolio

Destino Círio, quando a estrada encontra a fé.

“Destino Círio: Quando a estrada encontra a fé”, acompanha a travessia de um fotógrafo “sudestino” que parte de São Paulo...

byDaniel Pacifico
11 de December de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2026
      • Rules / Submission
      • Selected Entries
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2025 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023