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Sem folha não tem Orixás

Altar para Iemanjá - Festa Bembé do mercado. Santo Amaro da Purificação em período próximo ao 13 de maio

Sem folha não tem Orixás

Leila ChandanibyLeila Chandani
31 de May de 2025
in Portfolio

Selected in FotoDoc Photo Contest 2025

Nego Bispo defende que, muito mais do que preservar, é necessário reaprendermos a nos relacionar com o meio ambiente das mais diferentes formas, especialmente as afetivas. Penso que a reconexão e o relacionamento com o meio ambiente podem expressar o reconhecimento que o reino vegetal é responsável pela produção do oxigênio, indispensável à vida; pode também evidenciar um cuidado e uma delicadeza que permitem ampliar o olhar sobre a essência das “coisas” e a reconhecer e valorizar a beleza do “simples”, do genuíno, da emoção, gerando posturas mais pacíficas e intuitivas.

Há alguns anos, o meu trabalho busca o diálogo entre a fotografia, a natureza e o sagrado. Fotografo rituais de religiões de matriz africana que emocionam e impactam fortemente o meu olhar e me lembram que as folhas têm simbolismo e importância vital enquanto um dos fundamentos do Candomblé. Sem folhas é impossível realizar qualquer ritual.

“ko si ewe, ko si Orixa” ou seja: ”Sem Folha Não Existe Orixá”.
“Sem folha não tem sonho
Sem folha não tem festa
Sem folha não tem nada”
Ildasio Tavares / Gerônimo)

As imagens que agora apresento foram capturadas digitalmente, têm folhas in natura como suporte para revelação e foram processadas utilizando a Fitotipia. Utilizo o sol da Bahia e a Fitotipia, um processo fotográfico histórico, delicado, ecologicamente correto, de baixo impacto ambiental para a revelação de imagens através da ação sobre pigmentos botânicos fotossensíveis.

O processo de coleta da folha, a escolha da foto que melhor se ajuste aquela folha, a exposição ao sol e finalmente a surpresa da revelação promovem uma forte conexão com a natureza; me identifico, me percebo e reconheço os ciclos de minha vida, a impermanência dos processos vitais e a possibilidade de escolha em cada fase. Sinto meus sentidos ativados, compreendo que o diálogo se faz em todas as etapas do processo e percebo que cada folha carrega uma história: uma história de “Tradição” pela possibilidade de articular processos fotográficos históricos e o Sagrado, e uma história sobre “Tempo” porque é impossível definir, a priori, o tempo de exposição ao sol.

Naturalmente, o processo se torna uma “oferenda” a Iroko, o Orixá do Tempo que se impõe tanto pelo tempo necessário para a revelação da imagem como também pelo tempo para que se mantenha na folha, remetendo à condição de impermanência e à transformação de uma coisa conhecida à uma nova “realidade”. É como se eu penetrasse na estrutura a fim de mostrar não o objeto em si, mas aquilo que ele esconde, um real apontamento da beleza do imperfeito e impermanente – uma religação com a essência da vida.

O portfólio que apresento é um recorte de uma série que venho construindo nos últimos anos e que registram desde um altar para culto aos Orixás como também a alegria transmitida pelos sons dos atabaques a caminho das oferendas; a alegria no encontro das filhas de santo que desempenham papel importante nas práticas religiosas ou por, o orgulho em carregar um pesado balaio com oferendas ou ainda pela transmissão oral dos saberes pelas mães às crianças.

Uma observação: caso venha a ser selecionada, me proponho a apresentar algumas folhas com imagens reveladas, além da impressão dos registros das Fitotipias apresentadas a seguir.

Leila Chandani
Maio/2025

É festa! Filhos de santo cantando e tocando para o Orixá enquanto vão em direção da praia onde se ocorre a colocação do presente
Tocador de berimbau! em um terreiro de Candomblé
Filho de santo e sua oferenda!
Encontro das filhas de santo na festa de Iemanjá, no 2 de fevereiro
A filha de santo e sua filha!
Transmissão oral dos preceitos!
Comidas de santo!
Odoyá!
Expressão do sincretismo
Com muito respeito!
O beijo da criança em sua Orixá!
Filhas de santo na festa
O pai de santo e as guias!
As mãos

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Leila Chandani

Leila Chandani

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