FotoDoc
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • FinalistsNEW !
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • FinalistsNEW !
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
FotoDoc
No Result
View All Result
Home Profiles

Alexandre Chaym: fotografia, filosofia e autoconhecimento

FotoDocbyFotoDoc
11 de July de 2023
in Profiles
Contrastes

Para Alexandre Chaym, a criação fotográfica vai além do mero registro da “realidade”, ela se imbrica com a filosofia e com outras áreas do conhecimento. Vivendo em Curitiba, seu envolvimento com a fotografia se deu a partir de 2016, mas deslanchou mesmo em 2018, impulsionado por um curso realizado com o fotógrafo Nilo Biazzetto Neto.

Atualmente suas pesquisas estéticas giram em torno da busca de maneiras não convencionais de abordagem do real. Durante a pandemia, Alexandre Chaym pôde seguir à risca as recomendações sanitárias, realizando o isolamento em seu apartamento, período em aproveitou para ler bastante e passou a fotografar a rua desde a sua janela.

Uma das fotos produzidas naquele período, intitulada Contrastes, mostra uma mãe que puxa uma carroça para recolher materiais recicláveis e seu filho que ia atrás. A imagem é uma síntese das desigualdades sociais que assolam o país e que se fizeram ainda mais presentes naquele momento de emergência. É uma das finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023. Saiba mais sobre sua história e de seu autor na entrevista concedida abaixo:

Trash Man, Imagem Destacada de Alexandre Chaym selecionada no Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?

Tenho 51 anos. Sou carioca, mas moro em Curitiba e já morei em Fortaleza.

Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?

Nunca havia tido experiência com fotografia além do básico com telefones celulares até 2016. Comecei a pensar em fotografar por volta de 2015 principalmente porque as pessoas diziam que eu conseguia rapidamente detectar erros e coisas “fora de lugar”, então decidi explorar isso por meio de imagens. Aproveitei uma viagem ao exterior em 2016 para comprar uma câmera por lá, que tenho e uso até hoje. Comecei a estudar fundamentos da Fotografia e de operação de câmeras em cursos on-line já antes de viajar. Fiz um ou dois cursos presenciais de técnica fotográfica em Fortaleza, onde morava na época. De vez em quando saia alguma imagem um pouco mais interessante, mas eu não sabia perceber com clareza suficiente o que distinguia uma foto “boa” de uma “ruim”. Fiquei quase dois anos patinando nisso.

Voltei a morar em Curitiba em 2018 e uma das minhas primeiras providências foi procurar uma escola de Fotografia. Matriculei-me na Escola Portfólio e comecei um curso chamado “Liberdade Fotográfica”, ministrado pelo Nilo Biazzetto Neto, que foi o primeiro grande marco para mim. Foi quase um ano num oceano de referências, de desafios e de convívios com alunos e professores muito talentosos. Em meados de 2019 dei outro passo, que foi iniciar uma “mentoria artística” presencial com Silvio Crisóstomo que durou pouco mais de um ano. Estudamos as mais variadas referências e métodos das Artes Visuais, imagéticos e teóricos – foi quando a coisa toda começou a ganhar possibilidade e sentido para mim e tive coragem pela primeira vez para mandar algumas fotos para concursos.

Um outro evento transformador ocorreu em 2021, que foi a seleção para residência artística promovida pelo Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais com a organização do Fernando Bueno e mentoria do artista e curador André Severo visando gerar imagens para um livro e acervo do Instituto Cultural Laje de Pedra. Em junho de 2022 fui selecionado para integrar o grupo do Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (LabFotoFilo) da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, sob a condução do Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva, no qual estou até hoje.

Para mim, a Fotografia começou como uma curiosidade sobre o que eu poderia detectar de pitoresco no dia a dia, rapidamente passando a ocupar um ponto de entrada para as Artes Visuais, evoluiu para ser um meio de expressão e de autoconhecimento e vem acumulando o status de ponto de apoio para minhas curiosidades sobre Estética, Filosofia da Linguagem, Semiótica, Psicanálise e Cinema.

Re-passeio, Imagem Destacada de Alexandre Chaym selecionada no Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2023. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?

Essa fotografia foi feita no início da pandemia de COVID-19, num momento que o isolamento social já estava intenso aqui em Curitiba. Eu respeitei ao máximo essa orientação e passei muito tempo praticamente fechado em meu apartamento. Uma das táticas que usei para não enlouquecer foi fotografar. Passava bastante tempo lendo e me distraia olhando para a rua, com a câmera na mão ou no tripé.

Numa dessas vezes, vi a mulher puxando a carroça. Pelo gestual ela às vezes me parecia transitar entre a raiva e o desconsolo. Isso já fez surgir um sentimento que não consegui distinguir de vergonha por eu poder me isolar, o que era negado a ela a criança que estavam expostos a um mal desconhecido que pairava e que já se sabia fatal. A criança estava sempre cabisbaixa, imóvel, apenas balançava um pouco com o movimento, o que me despertou uma enorme tristeza e sensação de opressão.

Fiz muitas fotos e ensaios da sacada do meu apartamento durante esse período, mas essa sempre me voltava aos olhos, de um modo ou de outro, e me lembrava do meu privilégio. Fui internado com COVID no ano seguinte, recebi um ótimo tratamento e me livrei das sequelas após seis meses. Depois disso, essa foto se tornou para mim uma lembrança da covardia perpetrada contra milhões de brasileiros, fatal para mais de 700.000 dos nossos, e cuja punição legal e política não pode ser abrandada, muito menos esquecida ou anistiada.

Imagem de Livro VII, Ensaio de Alexandre Chaym selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2023

Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?

Estou há um ano sob forte influência dos estudos de Filosofia da Fotografia do LabFotoFilo. Um dia decidi “desafiar” empiricamente algumas teorias clássicas sobre o estatuto artístico da Fotografia e também me colocar no sentido oposto do vetor da indústria, que busca sempre o aprimoramento do aparelho com a intenção de representar o que comumente (mas muito apressadamente) é chamado de “realidade” de modo cada vez mais preciso e inequívoco.

Assim, estou mais envolvido não com um projeto propriamente dito, mas com um modo de ver e de usar o equipamento fotográfico que tenho chamado de “Caderno dos Sonhos”, no qual altero o projeto ótico de objetivas manuais, não necessariamente feitas para máquinas fotográficas, e que no momento está com um forte viés pictorialista. Tenho também uma atividade contínua de fotografia de instrumentos musicais produzidos para um amigo luthier que me deu total liberdade criativa e que talvez venha a se tornar um livro e exposição.

Imagem de Caderno dos Sonhos, Portfólio de Alexandre Chaym selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
Tags: Alexandre Chaymartes visuaisdocumentalFotoDoc Photo Contest 2023
FotoDoc

FotoDoc

FotoDoc - Festival de Fotografia Documental, de 4 a 8 de novembro de 2025, Panamericana Escola de Arte e Design, São Paulo (SP)

Related Posts

After the Rain
Profiles

Priscila Ribeiro: After the rain, the resilience that is reborn from the waters

Photographer Priscila Ribeiro creates a body of work that transforms the lens into an instrument of welcome, denunciation, and...

byFotoDoc
15 de September de 2025
The Sertão is as Vast as the World
Profiles

Júlia Braga: Memory, faith, and the visual heritage of the Minas Gerais sertão

Photographer Júlia Braga, from Minas Gerais, creates a body of work deeply rooted in affective memory and the traditions...

byFotoDoc
15 de September de 2025
Nero
Profiles

Bruno Corisco: Visual mockery as a weapon of communication

Photographer and musician Bruno Corisco builds an unorthodox visual practice that moves between mockery, Jungian psyche, and the exploration...

byFotoDoc
15 de September de 2025
Infinite Mirror
Profiles

Saulo Augusto Jr: Urban windows and the poetry of collective everyday life

At 41 years old, a father of three, and a territorial development strategist at the startup Polvo Lab, Saulo...

byFotoDoc
13 de September de 2025
Drought in the Sertão
Profiles

Noilton Pereira: Solidarity photography in the sertão of Bahia

Photographer Noilton Pereira, from Bahia, builds a photographic practice deeply rooted in the sertão (backlands) of Bahia and in...

byFotoDoc
13 de September de 2025
The Great Guardians
Profiles

Kity Ramos: The ancestral strength of the great guardians

Documentary photographer Kity Ramos, from São Paulo, creates a body of work dedicated to preserving memory and celebrating the...

byFotoDoc
13 de September de 2025
  • Home
  • Contest
  • Festival
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English
No Result
View All Result
  • Home
  • Contest
    • FotoDoc Photo Contest 2025
      • Finalists
      • Selected Works
      • Guidelines
    • FotoDoc Photo Contest 2024 – Winners
    • FotoDoc Photo Contest 2023 – Winners
  • Festival
    • FotoDoc Festival 2025
    • FotoDoc Festival 2024
    • FotoDoc Festival 2023
    • FotoDoc Festival 2022
  • About
  • Portuguese (Brazil)
  • English

Vertente Fotografia © 2023