Os Warao são a segunda maior população indígena da Venezuela, originários da região do Delta do rio Orinoco. Para os Warao, o buriti (ojido) é a Árvore da Vida, pois ela é fonte alimentação, bem como matéria-prima para sua cultura material. No Brasil, a presença dos Warao é marca de um fluxo migratório que se iniciou desde 2014.
O buriti que era fonte de vida, hoje é fonte de resistência, sendo utilizado como insumo para o artesanato warao, expressão de grande beleza estética. A colheita da palha de buriti oferece o material necessário para subsidiar uma das principais fontes de renda para essa população. A coleta de buriti é um processo fundamental para a inserção social da população warao, um meio para sua subsistência e um modo de gerar intercâmbio com as populações indígenas locais. As fotos foram realizadas em Roraima entre os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de corona vírus.

Indígena warao com máscara, item de precaução necessário durante a pandemia de corona vírus. As letras TMJ referem-se à expressão “tamo junto”, slogan utilizado para reforçar a recepção dada aos venezuelanos migrados da Venezuela durante a crise humanitária vivida no país vizinho.

Indígena warao sobe em cada para acessar as copa da palmeira de buriti, onde retira o material da palha que será utilizada na produção artesanal.

Indígena warao estende com a mão um fruto de buriti, os frutos dessa palmeira são um dos muitos itens aproveitados dessa árvore que é conhecida pelos Warao como árvore da vida.

Indígenas warao descanso após a atividade de coleta de palha de buriti

Indígenas warao caminha por estrada de terra dentro da zona rural de Boa Vista-RR, retornando de uma atividade de coleta de palha de buriti. Esse processo era apoiado por organizações da sociedade civil como ação dentro da resposta humanitária à crise econômica e social na Venezuela.

Mulher warao segurando um feixe de folhas de buriti, a coleta da palha de buriti se faz extraindo- se os feixes ainda não aberto, deles retira-se a entrecasca que passa por um processo de beneficiamento antes de ser utilizada como matéria-prima.

Indígenas warao posam com o produto da coleta
Indígenas posando após o fim de uma atividade de coleta, a atividade era organizada por organizações da sociedade civil para apoiar o fortalecimento da geração de renda sustentável das populações indígenas warao abrigadas.