FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
ECO EGUM

ECO EGUM

Vinicius XavierPorVinicius Xavier
3 de julho de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

“…nenhum povo que passasse por tudo isso como sua rotina de vida através de séculos sairia dela sem ficar marcado indelevelmente…”

Este fragmento contido no livro O POVO BRASILEIRO – A formação e o sentido do Brasil, de um dos mais renomados intelectuais brasileiros do século XX, o antropólogo Darcy Ribeiro, nos leva a pensar no quanto o processo colonial definiu o que somos enquanto sociedade.

É a partir dessa provocação que se desenvolve o novo ensaio fotográfico intitulado ECO EGUM do fotógrafo Vinicius Xavier.

As profundas cicatrizes deixadas pela empresa colonial cristã no Brasil são evidentes. O país nunca abandonou de fato a sua visão de mundo escravista que se consagrou violentamente por essas terras do lado de cá do oceano atlântico.

O presente ensaio se apropria de algumas imagens de pessoas africanas escravizadas (do livro Escravos Brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr) e as insere num outro contexto. O cenário é a Feira de São Joaquim, mercado popular predominantemente negro na cidade com o maior contingente negro fora da África, Salvador-BA.

Nas imagens torna-se possível a convivência na mesma cena de ancestrais e descendentes.

O deslocamento físico, espiritual e temporal evidencia e questiona a própria passagem do tempo, as transformações, os desdobramentos. A fricção entre o passado e o presente nos questiona sobre quais as possibilidades de futuro que podemos vislumbrar visto que após séculos,

importantes questões históricas ainda não foram resolvidas, nem superadas. Ecoam…

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Vinicius Xavier

Vinicius Xavier

VINICIUS XAVIER [1979, radicado em Salvador-BA-BRA] é pai de Caymmi e Elza. Ogan de Xangô do Terreiro Ilê Axé Icimimó, Cachoeira-BA. Graduado em Comunicação Social e pós- graduado em Antropologia. É colecionador de arte popular e música popular brasileira em vinil. Fotógrafo autoral desde 2003, seu discurso visual propõe um encantamento da cultura popular afrobrasileira. Em 2024 foi premiado na 4a edição do Festival Photothings - Fotolivro Coleção Photothings - LEBARÁ Feminina Força. Com o ensaio Ìmalè - O Islã na Bahia, integrou o Festival Internacional de Fotografia Parati em Foco 2023. Além disso, participou do Festival ART SOUTERRAIN - 15TH EDITION em Montreal Canadá, 2023. Foi finalista do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/17. Participou do Festival Internacional de Fotografia Parati em Foco - 2015. 10o Festival de Fotografia de Tiradentes - 2020. Integra o Memorial Pierre Verger da Fotografia Baiana - Salvador-BA. Assina o ensaio fotográfico do livro Livro Nós, Os Tincoãs. 1a Ed. 2017. Participou do QXAS - 4o Festival de Fotografia do Sertão Central. SERTÃO ENCANTADO - Lutas e Resistências Selecionado via CONVOCATÓRIA. Ensaio Sagrados Sertanejos. 2021.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Parecer
Ensaio

Parecer

Este ensaio observa pequenas construções visuais espalhadas pelo cotidiano - elementos que tentam transformar o real em imagem. Num contexto...

PorMatheus Bonafé
3 de julho de 2025
Meu imaginário é sagrado
Ensaio

Meu imaginário é sagrado

Na dobra do gesto, o tambor anuncia: é tempo de festa, de reinado, de reinvenção. Os brincantes vestem a memória...

PorMAC
3 de julho de 2025
Mulheres do Peru
Ensaio

Mulheres do Peru

Onde reside a força de uma cultura? Onde resiste a força da América Latina? Movido pelo desejo de compreender o...

PorIsmael Neto
3 de julho de 2025
Mariconas, Cacuras e Veteranas
Ensaio

Mariconas, Cacuras e Veteranas

Ensaio realizado durante a 29a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que teve como tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência...

PorPedro Affonso
3 de julho de 2025
Rastros de um País com Fome
Ensaio

Rastros de um País com Fome

A fome, impulsionada pela ineficiência da gestão pública e principalmente agravada durante a pandemia da covid-19, está acusada nesse pequeno...

PorGaizul
3 de julho de 2025
Japanese crane
Ensaio

Japanese crane

The red-crowned crane was thought to be extinct in Japan.However, they were discovered in Kushiro Marsh in Hokkaido in 1924,...

PorHiroto Fukuda
3 de julho de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023