No dia 7 de Setembro de 2021, o então Presidente da República Jair Messias Bolsonaro convocou seus seguidores para uma manifestação na Avenida Paulista em meio a pandemia de Covid 19 que até o momento contabilizava mais de 590.000 mortes no Brasil e com média móvel no mês de setembro de 540 óbitos por dia pela doença.
Com a máquina pública em mãos e com apoio de políticos, empresários, ministros e generais das forças armadas, a Avenida Paulista se tornou palco de um grande “Ensaio de um Golpe”. Milhares de pessoas com camisetas verde e amarelas e bandeiras do Brasil empunhavam cartazes e com palavras de ordem contra jornalistas, pedindo intervenção militar, artigo 142, fechamento do STF e do Congresso Federal e acompanharam o discurso inflamado de Bolsonaro que chamou Alexandre de Moraes de “canalha” e que não cumpriria ordens do ministro.
Este episódio foi o convite a completa desestabilização do país que teve seu desfecho anos depois no fatídico 8 de Janeiro de 2023 na Praça do Três Poderes em Brasília, ja com Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente do país.
Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024