FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • SelecionadosNOVO!
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • SelecionadosNOVO!
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão

Preparando a mesa.

Feitura do non em Bukhara, Uzbequistão

Daniel Pereira LeitePorDaniel Pereira Leite
3 de junho de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

O non é um pão típico da Ásia Central. Seu consumo é envolto em simbologias e rituais: o non não deve ser cortado, deve-se arrancar pedaços; não se vira o non de cabeça para baixo; quando alguém parte em viagem, pendura-se um non em algum local da casa para que seja consumido na volta. É um símbolo também de integração e atemporalidade, já que é tradição marcar os pães com padrões dos tempos zoroastristas, mesmo que hoje a região seja muçulmana.

Neste ensaio, feito em Bukhara, Uzbequistão, tive a oportunidade de acompanhar a feitura de uma fornada de non, de esticar a massa até ser assado. O forno fica em um cômodo subterrâneo. Sentei-me na escada e, entre mímicas e tentativas de comunicação, acompanhei o processo: abrir a massa, marcar o pão com diversos símbolos, entrar e sair do forno fixando os discos de pão às paredes, observar os pães assando e, por fim, retirá-los.

Esticando a massa.
Marcando o non, cada pão traz em seu centro uma marcação diferente, incorporando símbolos de diversas culturas.
Levando ao forno. O forno tem uma abertura vertical que permite que uma pessoa entre.
Apesar da construção tradicional, muitos fornos atuais funcionam com gás ao invés de madeira.
Os discos de non são fixados à parede interior do forno, onde assam em poucos minutos.
Após a fixação dos discos, resta apenas aguardar, tomando o cuidado de não ultrapassar o tempo correto.
Non pronto, com as marcações típicas visíveis no centro.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2026

Daniel Pereira Leite

Daniel Pereira Leite

Daniel Pereira é historiador por profissão e fotógrafo por gosto e herança familiar, o pai era fotógrafo profissional. As câmeras sempre estiveram ao redor e, a partir da época da faculdade, passaram a fazer parte integral da rotina. Desde então, é raro que saia de casa sem a câmera sair junto. Sua fotografia se concentra em pessoas, seja na fotografia de rua, seja em viagens. Na fotografia de rua, o que interessa é a interação entre as pessoas e a cidade, a busca por formas diferentes de ver esta interação e a busca por captar as transformações das pessoas sobre o espaço urbano, ele mesmo já uma transformação das pessoas sobre o mundo. Na fotografia de viagens este olhar se mantém, mas o historiador aparece um pouco mais, atento às questões culturais e, em especial, às diferenças.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Entre Ruas, Rios e Silêncio
Ensaio

Entre Ruas, Rios e Silêncio

Manaus se revela nos intervalos: entre prédios antigos e fios elétricos, entre escadas que sobem e não levam a lugar...

PorEduarda Oliveira
16 de dezembro de 2025
#pésdecopa
Ensaio

#pésdecopa

Comecei essa série de fotos em 2024 quando voltei pro Brasil após 10 anos sem voltar para o país do...

PorDuca
16 de dezembro de 2025
Espelho d’Água: corpo, rito e permanência
Ensaio

Espelho d’Água: corpo, rito e permanência

Este ensaio parte da água como espelho e território simbólico, lugar onde o corpo se reconhece, se refaz e se...

PorSabrina Vieira
16 de dezembro de 2025
Oásis Habitado
Ensaio

Oásis Habitado

Nos Lençóis Maranhenses, vivem pessoas. Comunidades tradicionais que conhecem cada ciclo das águas, pescam quando a chuva chega, constroem casas...

PorHenrique Pimenta
16 de dezembro de 2025
Mãos que Resistem
Ensaio

Mãos que Resistem

Este ensaio documenta pescadores, artesãos e vendedores cujo trabalho diário enfrenta a invisibilidade de quem vive onde o turismo fotografa...

PorHenrique Pimenta
16 de dezembro de 2025
Scala Humilitatis
Ensaio

Scala Humilitatis

Scala Humilitatis nasce de uma inquietação em relação à contemporaneidade — da sensação persistente de falta, da percepção de que...

PorLucas Calvo
15 de dezembro de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
      • Regulamento / Inscrição
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023