O Ano Novo Lunar representa uma das celebraçōes mais importantes e populares que ocorrem nas comunidades asiáticas, simbolizando não apenas um momento de reunião familiar, mas também de atração de boa fortuna.
O marco da passagem de ano é baseado no Calendário Lunisolar, o sistema de contagem de tempo mais antigo já registrado na história e que tem como orientação os ciclos do Sol e da Lua. Dessa forma, o Ano Novo Lunar começa a partir da primeira Lua Nova após o solstício de inverno, não possuindo uma data fixa como no Calendário Gregoriano. Assim, a data do Ano Novo nesse calendário é móvel e pode acontecer entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro, tendo seu período encerrado após 12 ciclos completos da Lua, cerca de 354 dias.
Ao som de tambores, um dos símbolos mais tradicionais do Ano Novo Lunar são as danças dos enormes fantoches de dragões. Manipulados por duas ou mais pessoas, o objetivo é trazer sorte a comunidade, e quanto maior seu comprimento, mais sorte trará.
O estado da Califórnia concentra a maior população asiática nos Estados Unidos da América, sendo o condado de Los Angeles aquele que possui a maior comunidade do país. De acordo com as estimativas do Censo dos EUA de 2021, o Condado de Los Angeles é o lar de 1,48 milhão de pessoas de ascendência asiática (apenas racialmente asiáticos; 1,68 milhão quando misturado com outras raças).
Em 2023, como parte de um projeto independente, tive a oportunidade de documentar os costumes e tradições para celebrar o Ano Novo Lunar na regiāo de Chinatown em Los Angeles, CA.