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Mulheres do Peru

Pelas ruelas de Huaraz

Mulheres do Peru

Ismael NetoPorIsmael Neto
3 de julho de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Onde reside a força de uma cultura? Onde resiste a força da América Latina?

Movido pelo desejo de compreender o que é ser latino nos dias de hoje, iniciei um ensaio fotográfico pelos países da América, começando pelo Peru — berço do Império Inca e do povo Quechua. Foi lá que, de forma quase magnética, fui tomado pela admiração pelas vestimentas femininas peruanas.

Em Lima, a capital, vi algumas mulheres usando as roupas tradicionais, mas muitas vezes em contextos turísticos — como se a cidade, moldada por padrões ocidentais, transformasse esses símbolos em mercadoria. Mas foi ao viajar para o interior do país que compreendi: mais do que vestimenta, aquilo era um gesto de resistência. Um sinal vivo da força cultural que atravessa gerações.

Dona Júlia, uma das mulheres que fotografei, me contou que cada elemento — o chapéu, os xales, as saias, as tranças no cabelo — carregam significados próprios e expressam muito da identidade de quem os usa. Cada escolha tem propósito e carrega uma história.

Este ensaio é uma celebração dessa presença firme e simbólica — da força feminina que, por meio de uma união silenciosa e coletiva, resiste. Mantém viva a beleza de uma cultura que, mesmo cercada por estruturas de opressão e machismo, persiste e inspira novas gerações a seguirem de forma autêntica.

Dona Júlia
Chapéu & Xale
A caminho da feira
Celebração do Señor da Soledad

Matriarca Pachanta, Ausangate

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Ismael Neto

Ismael Neto

Ismael Neto, mineiro e curioso. Trabalho há cerca de 20 anos com comunicação visual, atuando como designer nas áreas de publicidade e editorial. Desde criança, sempre me senti conectado com as imagens que nos atravessam no cotidiano — dos grandes outdoors às cenas reais das ruas, onde os personagens são os desconhecidos que cruzam nosso caminho nos corres da rotina. A fotografia entrou de vez na minha vida por meio de um presente da minha mãe: uma antiga Yashica 35MF, que ela havia comprado quando jovem e me deixava brincar durante a infância. Por volta dos 16 anos, a câmera finalmente se tornou minha — e desde então, nunca mais parei. A brincadeira ganhou contornos mais sérios em 2012, com a chegada da minha primeira câmera profissional. Desde então, sigo registrando o que me atravessa. Fotografar me faz enxergar as ruas, as pessoas e, de alguma forma, a sociedade sob uma nova perspectiva. Como disse Dorothea Lange: “A câmera é um instrumento que nos ensina a ver sem câmera.”

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