“Prainha” é como é conhecida a Praia dos Pescadores no município de Itanhaém-SP, talvez a mais famosa por ter servido de cenário para as gravações da novela “Mulheres de Areia” na sua primeira versão na década de 70, exibida pela TV Tupi com a atriz Eva Wilma. Na encosta da praia existe uma escultura feita pelo artista Serafim Gonzales para homenageá-la.
Além da beleza e fama, o lugar é um reduto forte dos pescadores locais que trazem do mar os frutos para vender em suas bancas para a população e também visitantes. É o sustento deles.
A hora da pesca é um trabalho total de equipe por ali. Saem de madrugada e muitas vezes com tempo ruim e mar bravo. É bonito ver a saída e a chegada desses profissionais corajosos. São várias canoas, e quem já está em terra descarregado volta para a água para ajudar a puxar “no braço” as demais canoas que encostam na beirada carregadas de peixes e camarões. Há também quem viva por ali de catar mariscos e jogar tarrafa nas encostas da Prainha, uma alternativa para quem não sai de canoa.
A pesca não é apenas uma atividade econômica do município, mas também uma forma de subsistência vital para os pescadores locais. Uma relação intrínseca entre as pessoas e o ambiente marinho.
Com estas fotografias quero relatar não só a beleza da Prainha, mas principalmente a beleza da cooperação humana e o trabalho em equipe.