FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Renovação das Utopias

Renovação das Utopias

Carlos Madson ReisPorCarlos Madson Reis
30 de maio de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Passeio Imagético na Obra-Instalação Magic Square #3

Este ensaio fotográfico constitui um passeio imagético na obra-instalação de Hélio Oiticica (1937/1980), A Invenção da Cor: Magic Square #3, construída nos jardins do CCBB de Brasília, em maio de 2022. O caráter lúdico, vibrante, interativo, coletivo e libertário dessa obra, até então inédita, nos levou a associá-la à renovação das nossas utopias, sentimento advindo com o triunfo da democracia em nosso País, traduzido na vitória do amor sobre o ódio nas eleições de outubro de 2022.

O Magic Square #3 constitui um labirinto de 200m2 a céu aberto construído com enormes placas coloridas de concreto, de acordo com as orientações deixadas pelo autor. Conforma um espaço de vivência imagética e sensorial única, onde o interno e o externo se integram e se confundem.

Sintetiza o gênio inventivo e revolucionário de Oiticica, que transporta para um espaço aberto, mutável ao longo do dia, conforme a luz incidente, reações comumente afetas a obras de arte feitas em suportes convencionais e expostas em ambientes fechados. Seus planos tridimensionais amplos, integrados e iluminados estimulam a plena interação do público com a obra, lhe dando, por vezes, a gostosa sensação de coautoria, pois lhe permite transitar e ter uma vivência livre, lúdica e particular com o espaço construído. Cada visita gera uma experiência sensitiva pessoal e única, que é impossível de ser repetida, mesmo que ali se volte várias vezes.

As obras-instalações de Hélio Oiticica foram concebidas nos anos de 1970 e exploravam o conceito de praça como local público de encontros e de experiências sensoriais. Traduz as inquietações do autor com o formalismo convencional das obras de arte, quase sempre assumidas como ação exclusiva do autor, restritas à sua materialidade, e de pouca interação com o público. Para Oiticica, a arte não deveria se traduzir em meros objetos contemplativos, mas em uma experiência imagética e sensorial única e libertária.

O ensaio Renovação das Utopias, fundada nas ideias libertárias de Hélio Oiticica, aqui expressas na obra-instalação Magic Square #3, explora as potencialidades imagéticas e sensoriais desse objeto artístico, buscando extrair de sua tridimensionalidade espacial ângulos pouco especulados, mas que reforçam o caráter lúdico, livre, penetrável, mutante e interativo da obra.

Aspectos traduzidos na sua amplitude, na sua espacialização, na sua permeabilidade, no colorido de suas paredes e na integração de seus espaços abertos e fechados. O que instiga o visitante a se perguntar: onde estou? Dentro ou fora?

Nesses termos, o presente ensaio busca dialogar com o conceito de `arte como exercício experimental de liberdade ́, conforme definiu Hélio Oiticica. Assim, busca traduzir em imagens o sentimento de esperança e de renovação de sonhos, acometido quando visitei a referida obra em setembro de 2022.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Carlos Madson Reis

Carlos Madson Reis

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de Brasília (UnB/1979), onde também fez mestrado e doutorado, defendendo tese sobre o processo de gestão dos centros históricos brasileiros titulados patrimônio mundial (2011). Atua nas áreas de planejamento urbano e patrimônio cultural, com participação em projetos de preservação, reabilitação e gestão de centros históricos, com destaque para as cidades de São Luís do Maranhão e de Brasília, ambas inscritas na lista do patrimônio mundial. Candango por opção, possui textos sobre Brasília publicados em jornais, livros e revistas. Iniciou na fotografia ainda nos anos de 1980, tendo publicado fotos em diversas mídias. A partir de 2019, após aposentadoria do serviço público, tem dedicado maior tempo à fotografia, com participação em debates e exposições coletivas. Teve foto sobre a arquitetura do Congresso Nacional classificada em 6o lugar no concurso Brasília em Foto - 3a Edição/2024, evento promovido pelo Governo do Distrito Federal.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Feira de Ervas
Ensaio

Feira de Ervas

Antes mesmo que meus olhos enxergassem as barracas da feira, meu nariz já estava em êxtase. Era um cheiro denso,...

PorKarol Santiago
31 de maio de 2025
O ringue de neon
Ensaio

O ringue de neon

Em meio às luzes pulsantes e ao cheiro espesso da noite de Bangkok, um ringue brilha sob os refletores de...

PorDio Bastoge
31 de maio de 2025
Insubmissão acadêmica
Ensaio

Insubmissão acadêmica

Este ensaio foi produzido durante meu pós-doutorado na UNT (Texas), entre os anos de 2018 e 2020, uma das universidades...

PorMarilu Cruz
31 de maio de 2025
Capítulo 4: Em março, eu morri
Ensaio

Capítulo 4: Em março, eu morri

“Em março, eu morri.” é o Capítulo 4 de um ensaio em andamento que realizo há três anos. Ao longo...

PorMarilu Cruz
30 de maio de 2025
18/100
Ensaio

18/100

O ano de 2024 foi o mais intenso em secas nas últimas sete décadas. Um reflexo de mudanças climáticas que...

PorRodrigo Galvão
29 de maio de 2025
Recepção da Deusa Mazu
Ensaio

Recepção da Deusa Mazu

Neste ensaio, as ruas do Bom Retiro se tornam palco para a celebração e a fé. A câmera acompanha os...

PorMax Gonik
29 de maio de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023