FotoDoc
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Renovação das Utopias

Renovação das Utopias

Carlos Madson ReisPorCarlos Madson Reis
30 de maio de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Passeio Imagético na Obra-Instalação Magic Square #3

Este ensaio fotográfico constitui um passeio imagético na obra-instalação de Hélio Oiticica (1937/1980), A Invenção da Cor: Magic Square #3, construída nos jardins do CCBB de Brasília, em maio de 2022. O caráter lúdico, vibrante, interativo, coletivo e libertário dessa obra, até então inédita, nos levou a associá-la à renovação das nossas utopias, sentimento advindo com o triunfo da democracia em nosso País, traduzido na vitória do amor sobre o ódio nas eleições de outubro de 2022.

O Magic Square #3 constitui um labirinto de 200m2 a céu aberto construído com enormes placas coloridas de concreto, de acordo com as orientações deixadas pelo autor. Conforma um espaço de vivência imagética e sensorial única, onde o interno e o externo se integram e se confundem.

Sintetiza o gênio inventivo e revolucionário de Oiticica, que transporta para um espaço aberto, mutável ao longo do dia, conforme a luz incidente, reações comumente afetas a obras de arte feitas em suportes convencionais e expostas em ambientes fechados. Seus planos tridimensionais amplos, integrados e iluminados estimulam a plena interação do público com a obra, lhe dando, por vezes, a gostosa sensação de coautoria, pois lhe permite transitar e ter uma vivência livre, lúdica e particular com o espaço construído. Cada visita gera uma experiência sensitiva pessoal e única, que é impossível de ser repetida, mesmo que ali se volte várias vezes.

As obras-instalações de Hélio Oiticica foram concebidas nos anos de 1970 e exploravam o conceito de praça como local público de encontros e de experiências sensoriais. Traduz as inquietações do autor com o formalismo convencional das obras de arte, quase sempre assumidas como ação exclusiva do autor, restritas à sua materialidade, e de pouca interação com o público. Para Oiticica, a arte não deveria se traduzir em meros objetos contemplativos, mas em uma experiência imagética e sensorial única e libertária.

O ensaio Renovação das Utopias, fundada nas ideias libertárias de Hélio Oiticica, aqui expressas na obra-instalação Magic Square #3, explora as potencialidades imagéticas e sensoriais desse objeto artístico, buscando extrair de sua tridimensionalidade espacial ângulos pouco especulados, mas que reforçam o caráter lúdico, livre, penetrável, mutante e interativo da obra.

Aspectos traduzidos na sua amplitude, na sua espacialização, na sua permeabilidade, no colorido de suas paredes e na integração de seus espaços abertos e fechados. O que instiga o visitante a se perguntar: onde estou? Dentro ou fora?

Nesses termos, o presente ensaio busca dialogar com o conceito de `arte como exercício experimental de liberdade ́, conforme definiu Hélio Oiticica. Assim, busca traduzir em imagens o sentimento de esperança e de renovação de sonhos, acometido quando visitei a referida obra em setembro de 2022.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Carlos Madson Reis

Carlos Madson Reis

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de Brasília (UnB/1979), onde também fez mestrado e doutorado, defendendo tese sobre o processo de gestão dos centros históricos brasileiros titulados patrimônio mundial (2011). Atua nas áreas de planejamento urbano e patrimônio cultural, com participação em projetos de preservação, reabilitação e gestão de centros históricos, com destaque para as cidades de São Luís do Maranhão e de Brasília, ambas inscritas na lista do patrimônio mundial. Candango por opção, possui textos sobre Brasília publicados em jornais, livros e revistas. Iniciou na fotografia ainda nos anos de 1980, tendo publicado fotos em diversas mídias. A partir de 2019, após aposentadoria do serviço público, tem dedicado maior tempo à fotografia, com participação em debates e exposições coletivas. Teve foto sobre a arquitetura do Congresso Nacional classificada em 6o lugar no concurso Brasília em Foto - 3a Edição/2024, evento promovido pelo Governo do Distrito Federal.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Aos seres da metamorfose
Ensaio

Aos seres da metamorfose

"Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que só jogou hoje". Exu, ser das encruzilhadas, das trocas, do movimento,...

PorPatrick Arley
10 de agosto de 2025
Cartão Postal
Ensaio

Cartão Postal

Esta série parte de símbolos clássicos do Rio de Janeiro — como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e...

PorAndré Nazareth
10 de agosto de 2025
Cidade em Cinzas
Ensaio

Cidade em Cinzas

Das derrubadas das árvores que ainda restam em áreas urbanas até a queima dos troncos, o filme aborda questões ambientais...

PorNivaldo Carvalho
10 de agosto de 2025
Depois da Chuva
Ensaio

Depois da Chuva

Depois da Chuva é um ensaio que retrata, um ano após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul,...

PorPriscila Ribeiro
10 de agosto de 2025
Devoção
Ensaio

Devoção

Independente se você acredita ou não em Deus, não podemos ignorar que existem muitas pessoas neste planeta que de uma...

PorAlexander Decoster
10 de agosto de 2025
ECO EGUM
Ensaio

ECO EGUM

"...nenhum povo que passasse por tudo isso como sua rotina de vida através de séculos sairia dela sem ficar marcado...

PorVinicius Xavier
10 de agosto de 2025
  • HOME
  • FESTIVAL
  • PRÊMIO
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023